MEIO AMBIENTE
João Pessoa volta a registrar chuvas fortes e Defesa Civil monitora o Rio Jaguaribe
Neste domingo (11), choveu uma média de 80mm de chuva na capital paraibana.
Publicado em 11/06/2023 às 14:21
João Pessoa registrou apenas na manhã deste domingo (11) mais de 80mm de chuva, o que fez com que a Defesa Civil de João Pessoa voltasse a ficar em alerta. Na sexta-feira (9), a cidade tinha registrado a maior chuva do ano, e depois de um dia de sol forte, a capital paraibana voltou a registrar tempo fechado.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Tambauzinho foi o bairro que registrou a maior quantidade de chuva, sendo 83,2mm nas últimas 24 horas. Em segundo lugar ficou o do Centro, com 80,8mm. Cuiá (77,2mm), Grotão, (70,8mm) e Manaíra (70mm) também registraram chuvas fortes.
Uma das principais fontes de preocupação do órgão, no momento, é com o Rio Jaguaribe, cujo nível subiu em alguns trechos. Isso provocou atenção redobrada por parte da Defesa Civil, principalmente nas proximidades da avenida Beira Rio, que passou por um trabalho de limpeza para que as águas possam fluir com mais facilidade e tentar evitar transbordamentos nas comunidades.
A Defesa Civil recomenda que, durante as chuvas fortes, as pessoas evitem o uso de eletroeletrônicos ao relento e o abrigo sob árvores e que ainda por cima abandonem locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.
Para qualquer emergência, a Defesa Civil disponibiliza o número de WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas por dia.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de João Pessoa está em alerta laranja de chuva até às 23h59 deste domingo (11), com previsão de chuvas entre 30mm e 60mm por hora, e risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios.
Comentários