POLÍTICA
Caio da Federal é demitido da PF sob acusação de uso político-partidário do cargo
Defesa fala em perseguição política e promete recorrer da decisão.
Publicado em 16/06/2023 às 19:14
O ministro da Justiça Flávio Dino assinou a demissão do agente de Polícia Federal Caio Márcio Ângelo de Sousa, mais conhecido como Caio da Federal, que em 2022 foi candidato a deputado federal pela Paraíba. A demissão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (16) e alegação é que ele fez uso do cargo para obter benefícios político-partidários.
A defesa de Caio da Federal informou que o agente tem 26 anos de atividades ininterruptas e que a demissão é uma "manifesta, escancarada e absurda perseguição política unicamente por ter o policial apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro". A defesa promete recorrer da decisão.
Na portaria, Flávio Dino destaca que a decisão foi tomada após parecer dado pela Advocacia-Geral da União (AGU) em processo administrativo que tramita no Ministério da Justiça. No texto, é destacado que Caio cometeu infrações disciplinares "ao valer-se do cargo com o fim, ostensivo ou velado, de obter proveito de natureza político-partidária".
Foi determinado também que a Polícia Federal encaminhe cópias dos autos à Receita Federal, ao Ministério Público Federal, à Controladoria-Geral da União e ao Tribunal Superior Eleitoral.
Caio da Federal conquistou em 2022 um total de 6.850 votos e ficou na segunda suplência do PL, não sendo eleito.
Comentários