icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Conheça a história dos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro

Santos juninos são homenageados com festas no Nordeste. A devoção por esses santos é tema do Paraíba Comunidade nas TVs Cabo Branco e Paraíba.

Publicado em 24/06/2023 às 14:39


                                        
                                            Conheça a história dos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro
Três santos dominam as festividades do mês de junho. Reprodução: TV Cabo Branco.

Três santos dominam as principais festividades do mês de junho no Brasil, são eles Santo Antônio, São João e São Pedro. As festas dedicadas aos santos juninos seguem o calendário da Igreja Católica, reúne muitos fiéis e intensifica o pedido por bênçãos. Na cultura popular, os santos são responsáveis pela tradição de acender fogueiras, garantem chuvas e até casamentos. 

Conheça a história dos três santos juninos:

História de São João

São João Batista é o último dos profetas, batizou Jesus Cristo e anunciou a vinda e a salvação que o Messias traria para o povo. João era responsável pelo batismo da população, daí o nome Batista, que refere-se aquele que batiza. Ele pregava a conversão e o arrependimento dos pecados, através do batismo.

De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, João Batista é também o primeiro mártir da Igreja. O santo foi preso pelo rei Herodes Antipas após denunciar o adultério e a vida desregrada do monarca. João teve a cabeça cortada e servida em uma bandeja a pedido de Salomé, filha do rei. 

A Arquidiocese também explica que a fogueira, símbolo das festas de São João, era um sinal de Santa Isabel para Maria, mãe de Jesus. A santa informou a prima sobre o nascimento de João através de uma grande fogueira.

A sua festa é comemorada no dia 24 de junho. 

História de Santo Antônio

Santo Antônio nasceu em Lisboa, em Portugal, em 1195, com o nome Fernando. Ele dedicou-se à teologia e à educação. Na tradição popular, ele é conhecido como “casamenteiro”. Apesar do título, o santo não dedicou a vida religiosa para casar fiéis. 

Após uma viagem ao Marrocos com objetivo de converter mulçumanos, o santo retornou para a Europa com uma grave doença e se instalou em Pádua, no norte da Itália. Antônio viveu na região até sua morte, no dia 13 de junho de 1931. Na mesma data é comemorada sua festa. 

Mais de 50 milagres entram para as realizações do santo, entre eles ressurreições e controle das forças naturais. O santo também é invocado como protetor de coisas perdidas. Antônio foi canonizado apenas um ano após sua morte, durante o papado de Gregório IX. 

História de São Pedro 

São Pedro foi um discípulo de Jesus e é considerado o primeiro Papa de Roma, além de ser um dos mais importantes apóstolos. Após a morte de Jesus, ele começou a assumir uma posição de liderança, reuniu um grupo de seguidores e criou a primeira Igreja. 

São Pedro foi preso por ordem do rei Agripa I e encaminhado à Roma, durante o reinado de Nero, onde passou a morar. O santo começou o trabalho de fundar a comunidade cristã, e por isso, segundo a tradição, foi morto a mando de Nero. Também é contado que Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se considerar indigno de morrer na mesma posição de Cristo. 

O santo é festejado em 29 de junho. Na tradição popular, ele é o guardião das portas para entrar no paraíso. 

Imagem

Grace Vasconcelos

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp