icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ricardo e Cartaxo vão viabilizar BRTs em JP

Reunião entre Ricardo e Cartaxo aconteceu nesta  sexta-feira (5) na Granja Santana.

Publicado em 06/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:20

A primeira audiência entre o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), ontem, na Granja Santana, teve a mobilidade urbana como pauta principal. O encontro durou aproximadamente duas horas e teve respostas imediatas, como o terreno localizado ao lado do estádio Almeidão que será cedido pelo governo do Estado para implantação de um terminal de integração dos BRTs (Bus Rapid Transit).

Também participaram da reunião o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e o superintendente de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, Nilton Pereira.

De acordo com o prefeito de João Pessoa, a reunião foi bastante positiva, com ações concretas e objetivas. “Deu para conversar sobre vários temas, focando inicialmente na questão prioritária que é a mobilidade urbana. Colocamos que João Pessoa vai iniciar no segundo semestre as obras do PAC Mobilidade Urbana, com os chamados corredores exclusivos, e o Estado tem a posse das áreas onde serão construídos o Terminal de Integração Metropolitano, no centro da cidade, e um segundo terminal de integração dos BRTs, ao lado do Almeidão”, disse.

Segundo Cartaxo, o terminal que será construído nas proximidades do estádio Almeidão, responsável pela ligação com o corredor exclusivo da Avenida 2 de Fevereiro, já foi liberado pelo governo. “De prontidão, o governo estadual já sinalizou positivo. E em outubro, no mais tardar novembro, as obras dos corredores exclusivos de ônibus serão iniciadas”, afirmou.

Já em relação à área anexa ao Terminal Rodoviário de João Pessoa, onde funcionará o Terminal de Integração Metropolitano, no Centro, o governo estadual disse que fará uma consulta ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para analisar as condições da área requerida pela prefeitura. “Como o terminal está em licitação pelo DER para terceirizar a administração, esse edital precisa ser analisado para saber o que consta em relação a essa área, justamente para que a gente não ceda aquilo que está compondo o investimento previsto no edital. O governador despachou o processo imediatamente para o superintendente Carlos Pereira, que fará a análise necessária e darmos um parecer sobre isso”, disse o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo.

Segundo Cartaxo, o terminal trará benefícios não só para a capital, mas para toda a Região Metropolitana de João Pessoa. "Há uma disposição muito grande do governo em ceder esse espaço, que tanto será bom para João Pessoa como para a Região Metropolitana. Trata-se de uma área fundamental para fazer a integração dos ônibus rápidos, incluindo o tráfego do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que será implantado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)”, reforçou. O sistema de BRTs contará com mais dois terminais, um em Mangabeira e outro nas Três Lagoas.

GOVERNADOR QUER RETOMAR ACORDO

Durante a audiência, o governador Ricardo Coutinho também levou alguns pleitos ao prefeito Luciano Cartaxo. Um deles foi a desapropriação de algumas casas na Avenida Cruz das Armas e recuo do mercado para o alargamento da avenida. “Anteriormente, havia sido feito um acordo em que o governo executaria a obra e a prefeitura participaria com a desapropriação. Esse acordo não foi possível torná-lo eficiente no primeiro momento e foi isso que o governador pediu que a prefeitura tentasse viabilizar”, explicou o secretário João Azevedo.

Além disso, o governador também propôs um termo de parceria com a prefeitura para a construção de creches e uma unidade de saúde no conjunto Cidade Verde. “A ideia é que o Estado construa esses equipamentos e a prefeitura mantenha”, disse o secretário de Estado. O prefeito Luciano Cartaxo se mostrou favorável à contrapartida. “Estamos à disposição e vamos trabalhar nesse sentido. O que for em prol da cidade e positivo para João Pessoa, vamos viabilizar essas ações”, disse o prefeito.

Cartaxo também adiantou que levou ao governador uma proposta de parceria para padronizar as calçadas das principais ruas de João Pessoa. “Fiz a sugestão de estabelecer uma parceria para padronizar boa parte das calçadas de João Pessoa e vamos voltar a discutir o assunto no futuro”, disse o petista.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp