CONVERSA POLÍTICA
Série 'Energia Nossa' é finalista do Prêmio Banco do Nordeste 2023
Série é produzida pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.
Publicado em 21/07/2023 às 20:22 | Atualizado em 24/07/2023 às 8:39
A segunda temporada da série “Energia Nossa”, produzida pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, está entre as finalistas do Prêmio Banco do Nordeste 2023. A série tem como autores Laerte Cerqueira (produtor/repórter), Thiago Ferreira (repórter cinematográfico), Eisenhower Almeida (editor de texto) e Othávio Farias (editor de imagens).
Ao todo, são 18 trabalhos jornalísticos destacados com mérito e que estão entre os finalistas. Há ainda um trabalho universitário que foi destacado.
Em quatro episódios da série Energia Nossa II, os repórteres mostram a nova aliança do sertanejo com o sol, responsável por levar água para dezenas de agricultores do Sertão da Paraíba. Registram também como a energia solar tem aumentado a produção em agroindústrias pela estado, com diminuição no custo de energia.
As reportagens mostram ainda como as cooperativas de energia solar podem contribuir com empreendimentos e de economia popular, no campo e nas cidades, e as instituições que resolveram investir nas placas para economizar com custos e investir na melhoria dos serviços.
A cerimônia de premiação vai ser realizada na próxima quinta-feira (27), na sede do BNB em Fortaleza, capital do Ceará. O anúncio dos vencedores ocorrerá durante as atividades relativas ao 29º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. Ao todo serão concedidos R$ 234 mil em prêmios.
Dentre os finalistas, vão ser definidos o Grande Prêmio Nacional, prêmios nacionais por mídia (texto, áudio, audiovisual, projeto multimídia), onze prêmios estaduais referentes à área de atuação do Banco do Nordeste, um prêmio extrarregional e um prêmio universitário.
São dois os trabalhos paraibanos que são finalistas. Além da reportagem produzida pelos profissionais da Rede Paraíba de Comunicação, há ainda como finalista a reportagem “Na Paraíba o agro não é Pop, não é Tech, mas é tudo... para muitos”, da Rádio Tabajara. Os autores são Marcos Thomaz, Fernanda Gonçalves, Marcos Pak e João Lira.
O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional é promovido desde 2003 e tem por objetivo potencializar a visibilidade de ações capazes de promover o desenvolvimento regional, com sustentabilidade.
Concorreram nesta edição produções jornalísticas veiculadas entre 1° de janeiro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023 que retrataram ações e projetos situados na área de atuação do banco, que compreende a Região Nordeste, parte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo.
Comentários