icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Eclipse solar anular 2023 no Brasil: quando e onde observar

Evento vai acontecer em outubro, e pela localização da Paraíba, o estado será um dos mais privilegiados para as pessoas observarem o eclipse, que é considerado um dos maiores acontecimentos astronômicos do século que pode ser visto perfeitamente em solo paraibano.

Publicado em 13/08/2023 às 7:32 | Atualizado em 03/10/2023 às 15:59


                                        
                                            Eclipse solar anular 2023 no Brasil: quando e onde observar
Eclipse solar anular será visto na Paraíba - Foto: Bruna Cairo

A Paraíba será um dos melhores lugares para as pessoas acompanharem o eclipse solar anular de outubro, devido a sua localização geográfica e pela forma como o evento astronômico vai acontecer. O Jornal da Paraíba conversou com especialistas para entender o que é esse tipo de eclipse, suas especificidades e também o que deve ser feito para observar o fenômeno com segurança. 

Professor de Física formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestre em cosmologia, Felipe Sérvulo contou à nossa reportagem quais os tipos de eclipses que podem ocorrer e as diferenças entre eles. 

Próximo eclipse solar anular 

No Brasil, o próximo eclipse solar anular é justamente o que vai acontecer no mês de outubro. O último evento deste porte a acontecer no país, remonta de setembro de 2006, no entanto, ele só foi avistado em áreas do extremo norte do Amapá. 

O que é um eclipse anular

Segundo o físico Felipe Sérvulo, um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total. 

No entanto, o especialista explica que diferentemente desse outro tipo de fenômeno, o eclipse solar anular não cobre totalmente o sol, isso porque a lua vai estar localizada no ponto mais distante em relação ao planeta. Com isso, a Lua vai cobrir boa parte do disco solar, deixando visível apenas um anel de luz visível, a ‘borda do sol’, por assim dizer. 

“A palavra anular (do nome do eclipse) vem daí: annulus é a palavra em latim para se referir a dois círculos concêntricos, ou seja, um anel”, explica. 

Eclipse solar anular 2023 no Brasil 

O eclipse solar anular de 2023 no Brasil vai ser visível apenas em parte do território nacional, isso porque, conforme o físico, os estados do Nordeste e também do Norte estão em localizações mais privilegiadas para ser possível acompanhar o fenômeno. Os estados de Acre, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo vão ver apenas o eclipse parcialmente.

Os únicos estados que irão poder observar o ‘anel de fogo’ completo do eclipse serão o Amazonas, Pará, a região norte do Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e por fim, a Paraíba, o último estado onde a sombra da Lua irá percorrer.

Felipe Sérvulo ressaltou que devido ao avanço tecnológico da ciência nos últimos anos, é possível saber com certa exatidão através de softwares especializados os melhores locais de vários tipos de eclipses. 

“Com o advento da tecnologia, já temos diversos softwares de aplicativos que auxiliam os amantes da astronomia a se programar para eventos como um eclipse e saber a hora exata que ocorrerá a anularidade do Sol. Por exemplo, temos o Stellarium, que simula o céu de qualquer localidade do planeta, e em qualquer tempo. O programa tem versões para computador e smartphone”, disse. 

Quando vai ser o eclipse solar anular de 2023 

14 de outubro de 2023

Além de ser possível saber em quais lugares vai ser possível observar o eclipse, a tecnologia também possibilita saber a data exata que o fenômeno vai acontecer. Conforme as análises, o eclipse solar anular de 2023 no Brasil vai acontecer em 14 de outubro de 2023. 

Que horas vai ser o eclipse 

Em relação ao horário, como explica o professor de física, isso depende da região do país onde a pessoa vai estar acompanhando o eclipse. Por exemplo, na Paraíba, o eclipse começará a ser observado por volta das 16h43 para as cidades no Sertão. Já para os observadores do litoral, a sombra começará a ser percebida às 15h31, e o “anel de fogo” será visto em sua totalidade às 16h46.

Em outras regiões do Brasil, como no Amazonas, o eclipse se inicia às 13h09 (horário local), e o ‘anel de fogo’ será visto por volta das 14h55.

Onde ver o eclipse anular do sol em 2023


				
					Eclipse solar anular 2023 no Brasil: quando e onde observar
Software mostra 'ápice' do eclipse solar anular em Araruna - Foto: reprodução/Sollarium. Software mostra 'ápice' do eclipse solar anular em Araruna - Foto: reprodução/Sollarium

Melhores lugares para observar o eclipse na Paraíba 

As melhores cidades para observar o eclipse sempre são aquelas que estão no centro da faixa de visibilidade do ‘anel de fogo’, ou seja, as cidades onde será possível ver o anel completo do eclipse anular, como ressalta Felipe Sérvulo. 

Na Paraíba, as melhores cidades para visualizar o eclipse são as elencadas a seguir pelo professor de física com base em análises em um software especializado. No levantamento, as cidades foram divididas por região dentro do estado. Veja as listas abaixo. 

Sertão 

  • Santa Helena 
  • Triunfo 
  • São João do Rio do Peixe 
  • Sousa 
  • Pombal 
  • Paulista
  • São José de Espinharas 

Cariri

  • Taperoá
  • Assunção

Seridó

  • Frei Martinho 
  • Santa Luzia 
  • São Mamede 
  • São José do Sabugi 
  • Picuí 

Curimataú

  • Cuité 
  • Dona Inês
  • Cacimba de Dentro
  • Nova Floresta
  • Araruna
  • Riachão do Bacamarte
  • Tacima

Agreste

  • Logradouro
  • Caiçara 

Litoral Norte

  • Mamanguape
  • Jacaraú
  • Rio Tinto 
  • Mataraca

				
					Eclipse solar anular 2023 no Brasil: quando e onde observar
Mapa mostra faixa de visibilidade do eclipse solar anular em 2023 na Paraíba - Foto: reprodução/Sollarium. Mapa mostra faixa de visibilidade do eclipse solar anular em 2023 na Paraíba - Foto: reprodução/Sollarium

Como observar o eclipse solar de modo seguro 


				
					Eclipse solar anular 2023 no Brasil: quando e onde observar
Método de observação indireta também é um dos mais recomendados para ver o eclipse - Foto: reprodução/Felipe Sérvulo. Método de observação indireta também é um dos mais recomendados para ver o eclipse - Foto: reprodução/Felipe Sérvulo

Também de acordo com o físico Felipe Sérvulo, existem várias formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse. No entanto, ele alerta também que mesmo com todas as formas de segurança que possam ser adotadas, é necessário ter em mente que observar o sol por muito tempo, mesmo durante o fenômeno, pode causar danos irreparáveis na visão. Veja abaixo como se prevenir. 

Óculos 

Um dos equipamentos mais recomendados para quem quer observar um eclipse são os óculos, pois eles criam uma barreira física entre os raios que vêm do sol e o próprio olho.Porém, o especialista alerta que nem todo tipo de óculos é recomendado para esse tipo de caso. 

"Existem várias formas seguras de se observar um eclipse, por exemplo, utilizando óculos especiais com filtros solares que reduzem a radiação solar nociva, inclusive os raios-UV, que causam danos irreversíveis à visão, inclusive levando à cegueira”, chama atenção quanto ao tipo específico de óculos que se deve usar. 

Filtros 

 Além disso, existe também a opção do espectador do eclipse se utilizar de filtros específicos em telescópios, lunetas e até binóculos. Mas, vale lembrar que o tipo de filtro tem que ser adaptado para a observação astronômica e também de procedência segura, já que muitos desses equipamentos são comercializados por meio de terceiros. 

Felipe Sérvulo também chama atenção para que outros objetos não sejam utilizados na observação do eclipse, porque isso pode aumentar, inclusive, os danos causados pela exposição ao sol. 

“Não é recomendado utilizar radiografias, negativos fotográficos, óculos escuros ou polaróides para observar um eclipse, pois nenhum destes oferece uma proteção real. E, mesmo utilizando proteção e filtros específicos, não é recomendado observar o sol por muito tempo. É importante, durante o fenômeno, descansar a visão após 30 segundos de observação”, explica. 

Além disso, existe uma forma ainda mais segura de observar o eclipse, que é pela observação indireta, como conta o físico. “Um outro método de observação é o método indireto, no qual a luz do eclipse é projetada através de lentes de binóculos ou telescópios e uma superfície, e é possível então observar o fenômeno de forma segura”, diz. 

Especialista aponta vidro como melhor opção

De acordo com a oftalmologista Michele Cantisani, em entrevista para o Bom Dia Paraíba, a melhor opção para visualizar o eclipse, apesar dos filtros e aparatos específicos para isso, são os óculos de soldador, que consistem em um vidro de larga espessura que mitiga os impactos da luz solar no olho. Ela recomenda que seja utilizado o vidro do tipo 14.

"Quando a gente olha diretamente para o sol, a gente tem o foco de toda a radiação ultravioleta focando exatamente na mácula, que é a área de melhor visão. Então se você visualiza sem a melhor proteção, vai estar causando uma queimadura solar na tua mácula. Infelizmente, é uma lesão irreversível. Você perde parte da visão, pode ter uma mancha central pro resto da sua vida, se você fizer a visualização sem a proteção adequada", ressaltou.

Além disso, a especialista alertou que não é recomendado a utilização de raio-x, caco de vidro ou óculos de sol com proteção comum.

Como fotografar o eclipse solar anular 

Especialmente o eclipse anular solar de 2023 no Brasil vai ser extremamente ‘fotogênico’ para as pessoas que estiverem na Paraíba, principalmente porque ele vai acontecer momentos antes que antecede o pôr-do-sol no estado. Para fotografar o fenômeno, no entanto, mais proteções são fundamentais.

“A maneira mais segura para fotografar um eclipse diretamente e com qualidade é utilizar um telescópio com filtro solar adequado. Com um smartphone acoplado à ocular do telescópio, é possível registrar boas fotos do fenômeno. Há também as opções mais profissionais, como telescópios com câmera acoplada, ou uma câmera com lente teleobjetiva ou com super zoom”, recomenda o especialista. 

Eclipse lunar

Neste ano, outro evento muito importante na astronomia é outro tipo de eclipse, no caso o lunar. No entanto, o fenômeno não será tão bem avistado em solo paraibano quanto o seu antecessor.

Em João Pessoa, por exemplo, parte do eclipse lunar não será visto, isso porque durante um momento do eclipse, a lua vai estar abaixo da linha do horizonte. Ou seja, mesmo que alguém esteja em lugar bem alto na capital, ainda assim, será difícil observar o evento completamente.  

Quando é o próximo eclipse lunar

Quando um eclipse solar acontece, como é o caso do de 14 de outubro, é comum que um outro eclipse lunar venha duas semanas antes ou depois. Nessa oportunidade, o fenômeno lunar acontece posteriormente, no dia 28 de outubro, e será visível em cidades litorâneas da Paraíba, mas não tão nitidamente quanto o solar. 

Imagem

Gustavo Demétrio

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp