CONVERSA POLÍTICA
Por que a criação da Vara da Orcrim "adormece" nas gavetas da ALPB há mais de um ano?
Nesta terça-feira (01), os deputados retornam de mais um recesso parlamentar, o terceiro após a apresentação do projeto e nada da ideia sair do lugar.
Publicado em 01/08/2023 às 11:57 | Atualizado em 15/08/2023 às 10:53
O projeto de criação da Vara Especial para processar e julgar os delitos de Organizações Criminosas adormece nas gavetas da Assembleia Legislativa da Paraíba, há um ano e um mês. É o que está registrado no histórico de movimentação dos projetos.
Nesta terça-feira (01), os deputados retornam de mais um recesso, o terceiro após a apresentação do projeto e nada da ideia sair do lugar.
Em março, publicamos aqui que a última movimentação foi no dia 01 de junho de 2022, quando foi enviado para a Divisão de Pesquisa e Estudos Legislativos da Assembleia.
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou Anteprojeto de Lei Complementar em maio de 2022.
No meio de março deste ano, desembargadores “cobraram”, de maneira bem educada, em sessão do Pleno, a aprovação da matéria na Casa Legislativa.
A criação da Vara pode agilizar o julgamento de casos complexos, que demanda pessoal especializado, como é a Operação Calvário.
Segundo alguns desembargadores, a demora para criação da Vara tem prejudicado alguns processos. O desembargador José Ricardo porto sugeriu, à época, reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos).
Depois de todo esse tempo, a pergunta é inevitável: por que os deputados estaduais e a mesa diretora da AL não colocaram ainda o tema em discussão e votação? Ou melhor, cadê as cobranças para tirar o tema da gaveta?
Comentários