CONVERSA POLÍTICA
Atual diretor do Trauminha de Mangabeira é cotado para assumir Secretaria de Saúde
Alexandre Cesar da Cruz assumiu o Trauminha de Mangabeira em dezembro de 2021. Há alguns dias, a gestão dele foi elogiada pelo deputado Wallber Virgolino (PL), que faz oposição ao prefeito.
Publicado em 07/08/2023 às 16:32 | Atualizado em 07/08/2023 às 16:49
O atual diretor do Hospital Ortotrauma de Mangabeira, Alexandre Cesar da Cruz, é um dos primeiros cotados para assumir a vaga de secretário de Saúde de João Pessoa, vaga, desde ontem (06), quando o médico Luís Ferreira apresentou carta de renúncia.
Alexandre Cesar assumiu o Trauminha de Mangabeira em dezembro de 2021. Há alguns dias, a gestão dele no hospital foi elogiada pelo deputado Wallber Virgolino, que faz oposição ao prefeito. O parlamentar fazia um fiscalização de rotina.
A atuação dele também é reconhecida e elogiada por profissionais de saúde ouvidos pelo Conversa Política.
Por outro lado, entre as dificuldades, a de manter os atendimentos de pacientes de várias cidades da Região Metropolitana de João Pessoa, ao mesmo tempo que reforma completamente a unidade. Apesar dos esforços, há muitas reclamações de demora nas cirurgias e falta de medicamentos.
Por enquanto, quem está à frente da Secretaria é a Executiva Janine Lucena, filha de Cícero Lucena.
Declarações sobre assédio
Nesta segunda-feira (07), o diretor acusou servidores que trabalham na unidade de saúde que assediar pacientes para agilizar alta médica e fazer o procedimento em clínica privada.
Em entrevista à TV Cabo Branco, Alexandre Cesar disse que ao longo de um ano e meio, em que está à frente da direção do Trauminha, cerca de 20 trabalhadores foram identificados e exonerados.
Todos os afastados eram da equipe de apoio, como recepcionistas e maqueiros. “Não temos nenhuma denúncia formal da participação de médicos no esquema”, reforçou o diretor.
Saída de Luís Ferreira
O secretário de Saúde de João Pessoa, o médico Luís Ferreira de Sousa, entregou o cargo ao prefeito Cícero Lucena (PP), neste domingo (06), ele divulgou um carta de renúncia. O texto foi publicado nas redes sociais.
Em um texto “enigmático” e reflexivo, Ferreira começa a carta falando em enfrentar ingratidão e a injustiça ao fazer o bem. Mas não apresenta nomes. Elogia os servidores e os cita como reais agentes de transformação.
"Vivi um ano e seis meses à frente da secretaria municipal de saúde, maior desafio profissional que tive na vida. Lutei com todas as minhas forças para fazer o que achava certo e consegui contagiar uma equipe que muito me orgulhou”, afirmou.
O médico agradeceu ao prefeito Cícero Lucena, que, segundo ele, sempre me apoiou e lutou para que ideias fossem colocadas em prática. “O prefeito é genial e uma das maiores conquistas que levarei para vida foi ter convivido com ele”, disse.
O texto não deixa claro o motivo da saída. Em menos de três anos, João Pessoa terá o quarto secretário de Saúde. Antes de Ferreira, quem comandou a pasta foi Margareth Diniz e, antes, Fábio Rocha.
Comentários