SILVIO OSIAS
O governador Romeu Zema envergonha a história e as tradições de Minas Gerais
Publicado em 08/08/2023 às 7:50
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, personagem central da Inconfidência Mineira. Creio que é através dele que Minas Gerais entra na vida dos brasileiros. Logo cedo, na escola, tomamos conhecimento do personagem - protomártir da Independência - e da sua luta. Ao mesmo tempo em que sabemos das esculturas do Aleijadinho.
Minas também é lembrada por dois grandes políticos do século XX: Juscelino Kubitschek, o presidente que construiu Brasília, e Tancredo Neves, o homem que idealizou a Nova República.
Guardo na memória a frase de Tancredo, artífice da redemocratização, naquele 15 de março de 1983, dia em que tomou posse como governador: "Liberdade é o outro nome de Minas". Sonhava com a volta dos civis ao poder e almejava ser ele o presidente da República.
Darcy Ribeiro era mineiro de Montes Claros. Escrevendo, falando, fazendo política, amou e pensou o Brasil. Em sua vida, sempre houve a preocupação com o destino dos indígenas e a certeza de que era imprescindível que o Brasil educasse direito as suas crianças.
Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo. O imenso Grande Sertão: Veredas resume tudo. Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira. O Brasil teve poucos poetas tão grandes quanto ele. Rubem Fonseca nasceu em Juiz de Fora. Fonseca e seus escritos enxutos e corrosivos.
Pelé é associado a São Paulo por causa do Santos, mas era mineiro de Três Corações. Santos Dumont botou o 14-bis para voar em Paris, mas era mineiro de Palmira.
Ary Barroso cantou a Bahia em Na Baixa do Sapateiro, mas era mineiro de Ubá. Projetou internacionalmente a música brasileira com Aquarela do Brasil.
Milton Nascimento nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em Três Pontas, Minas, e raros compositores são tão mineiros quanto ele. Milton, Bituca, sua Travessia e sua voz singularíssima.
Minas Gerais e seu legado. Foi do que lembrei quando vi a declaração - e não é a primeira - do governador Romeu Zema contra o Nordeste. Lembrei para dizer que Zema é o oposto do que guardamos de Minas. É a própria negação de Minas e da sua dimensão histórica. Com seu discurso de extrema-direita, ele representa o que há de pior na atual cena política brasileira.
Compartilhando frase de Benito Mussolini - "Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo" - ou atacando o Nordeste, o governador Romeu Zema constrange, agride, ofende. Sobretudo, envergonha a história e as tradições de Minas Gerais.
Comentários