icon search
icon search
home icon Home > cultura > silvio osias
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SILVIO OSIAS

Robbie morreu, mas deixou sua guitarra e suas canções guardadas em nossa memória afetiva

Publicado em 10/08/2023 às 6:55


                                        
                                            Robbie morreu, mas deixou sua guitarra e suas canções guardadas em nossa memória afetiva

O guitarrista Robbie Robertson morreu nesta quarta-feira (09). A notícia chegou num post do rolling Stone Ronnie Wood, que usou as redes sociais para se despedir e homenagear o amigo. Integrante do grupo The Band, o músico canadense estava com 80 anos.

Robbie Robertson, guitarra. Levon Helm, bateria. Rick Danko, baixo. Richard Manuel, piano. Garth Hudson, teclados. Quatro canadenses e um americano (Helm). Eles eram The Hawks. Depois se transformaram em The Band (a banda, simplesmente a banda), e, assim, fizeram história na história do rock.

Nunca estiveram no topo, se pensarmos nos grupos de rock do período que vai da segunda metade da década de 1960 à primeira da década de 1970. Mas foram - ainda são - cultuados por músicos e por um seleto grupo de ouvintes do gênero.

The Band. O som da banda é inconfundível. Tem assinatura, personalidade. É definidor e influenciador dentro desse negócio que, ali pelo final dos anos 1960, ficou conhecido como country rock.

Os cantores da banda eram Helm, Danko e Manuel. Robbie, muito raramente. O principal - opinião minha - era Helm, cantando e tocando bateria ao mesmo tempo. Ao guitarrista que agora nos deixa era atribuída boa parte da autoria das canções.

The Weight é um clássico do cancioneiro moderno dos Estados Unidos, associada para sempre às imagens do filme Easy Rider. The Night They Drove OldDixie Down é outra joia rara. Ambas levam a assinatura de Robbie Robertson.

Na discografia do The Band, há dois títulos antológicos: o álbum de estreia, Music From Big Pink, de 1968, e aquele que se chama apenas The Band, de 1969. Sintetizam perfeitamente a sonoridade e o repertório autoral do grupo, bem como deixa suas vozes arquivadas em nossa memória.

Há The Band e há The Band com Bob Dylan. Ao mesmo tempo em que gravou álbuns e fez turnês, The Band foi o grupo que tocou com Bob Dylan em alguns dos seus melhores momentos. O álbum Planet Waves, por exemplo, não é Dylan. É Dylan e The Band. O duplo ao vivo Before The Flood é monumental. E The Basement Tapes é uma lenda.

Já era The Band que estava nos palcos com Dylan no momento (1966) em que este era vaiado por ter aderido à guitarra elétrica e por ter trocado o folk pelo rock. "Judas!", foi o que um fã gritou da plateia, enquanto Dylan respondeu com um sonoro "você é um mentiroso!".

A fase áurea do The Band terminou solenemente em 1976 com um grande concerto no Dia de Ação de Graças, em São Francisco. Os amigos subiram ao palco com o grupo num evento imortalizado pelas lentes de Martin Scorsese no documentário The Last Waltz. Nos cinemas brasileiros, O Último Concerto de Rock.

O pianista Richard Manuel se matou em 1986. O baixista Rick Danko morreu de complicações cardíacas em 1999. O baterista Levon Helm, de câncer em 2012. Agora, o guitarrista Robbie Robertson. O único sobrevivente é o tecladista Garth Hudson, o mais velho dos cinco integrantes da banda.

Fecho com The Weight na versão que vemos em The Last Waltz. The Band e The Staples Singers.

Imagem ilustrativa da imagem Robbie morreu, mas deixou sua guitarra e suas canções guardadas em nossa memória afetiva

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp