VIDA URBANA
SEE diz que capacitação de educadores está suspensa
Publicado em 22/04/2012 às 12:00
A explicação da Secretaria Estadual de Educação (SEE) para a não funcionalidade do projeto, segundo o coordenador Gilmar José da Silva, é de que a capacitação dos professores, feita pela UFPB, está suspensa. Conforme Gilmar, a UFPB foi a instituição escolhida para fazer a capacitação dos educadores. A suspensão teria ocorrido porque a infraestrutura das salas de aula não estava concluída.
Quando essa etapa, enfim, foi completada no final de 2011, o Estado teria procurado a UFPB e feito o pedido para que o treinamento fosse retomado. “Porém, para nossa surpresa, o grupo que atuaria na formação dos professores foi desfeito e, ao solicitar uma posição do MEC, fomos orientados a aguardar”, explicou o coordenador.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do MEC confirmou que as capacitações do UCA estavam vinculadas às adequações de infraestrutura dos Estados para o recebimento dos laptops. Na Paraíba, isso só aconteceu no período (final de 2011) em que as mobilizações para o programa de formação foram suspensas, pois o UCA está em processo de avaliação e replanejamento para sua continuidade.
O MEC informou, ainda, que dadas as novas diretrizes do ministério que enfatizam mais políticas de distribuição de equipamentos tecnológicos - como os tablets e a lousa interativa, todos os programas de formação de educadores para o uso das tecnologias terão continuidade e serão incrementados. No entanto, o MEC não tem previsão de quando isso irá acontecer. (Colaborou Camila Alves)
Comentários