VIDA URBANA
Secretário diz que Maranhão quer reconstruir Camará em 12 meses
Secretário de infraestrutura do Governo da Paraíba, Francisco Sarmento, declarou que o Estado está pronto para reconstruir a Barragem de Camará.
Publicado em 15/07/2009 às 15:42
Phelipe Caldas
O secretário de infraestrutura do Governo da Paraíba, Francisco Sarmento, declarou na tarde desta quarta-feira (15) que o Estado está pronto para reconstruir a Barragem de Camará em doze meses a contar o início da obra. E que para isto já vem mantendo contato com o Ministério Público Federal e com as empresas responsáveis pelas obras originais para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta. O objetivo é reerguer a barragem e, depois que a decisão judicial sobre os culpados pela tragédia forem definidos judicialmente, cobrar a conta para estes.
Sobre alegações de que a justiça tinha proibido a retomada da obra, Sarmento disse que havia certa confusão nesta informação, já que segundo ele uma comissão técnica interdisciplinar já tinha apresentado um relatório técnico dizendo que a barragem está apta para ser construída, aproveitando inclusive os quase 200m de construção que não tinham ruído.
“A base pode ser reaproveitada e é isto o que faremos”, declarou, dizendo em seguida que não existe nenhum impedimento jurídico para que isto seja feito. “Muito pelo contrário. Temos em mãos um laudo do MPF que recomenda a reconstrução”, completou.
No TAC, o Governo quer ficar responsável pela compra dos materiais de construção e deixar as empresas responsáveis com a mão de obra. “Esta seria uma forma deles não obterem lucro com a nova barragem”, frisou o secretário, lembrando que ainda existe na justiça uma dúvida sobre quem é o culpado e as empresas não podem lucrar com algo que elas ainda são suspeitas.
“Só depois, caso elas sejam inocentadas, aí o Estado paga o que de lucro for de sua responsabilidade. E caso as empresas sejam condenadas, aí elas terão que reembolsar o dinheiro gasto pelo Estado com os insumos”, explicou.
A nova reunião para discutir o assunto está marcado para 14 de agosto. A obra de reconstrução de Camará deve custar R$ 18 milhões e do total R$ 10 milhões sairão do empréstimo do BNDES. O prazo total para a conclusão é de 12 meses.
Comentários