SILVIO OSIAS
Versão do Guns N' Roses para clássico de Dylan é a mais popular, mas não é a melhor
Publicado em 12/09/2023 às 6:40
Texto do crítico musical José Teles lembra que Knocking On Heaven's Door está completando 50 anos. Bob Dylan fez a música para o filme Pat Garrett e Billy The Kid.
Numa ponta, o próprio Dylan integra o elenco desse western muito interessante de Sam Peckinpah, que, como a canção, também é de 1973.
Ouçam a gravação original com o autor, que está no álbum com a trilha do filme.
Admirador confesso de Bob Dylan, o guitarrista Eric Clapton lançou a sua versão de Knocking On Heaven'n Door em 1975.
Fez como reggae, num momento em que o ritmo jamaicano atingia grande popularidade e era gravado por alguns dos nomes mais importantes do pop/rock dos Estados Unidos e Inglaterra.
Ouçam a versão de Clapton.
Bob Dylan gravou, Eric Clapton gravou, mas, não adianta: a versão mais popular de Knocking On Heaven's Door é a do Guns N' Roses. Está no álbum Use Your Illusion II, de 1991.
É mais pesada e tem os maneirismos e a voz esganiçada do vocalista Axl Rose, que, naturalmente, encantam os fãs da banda americana.
Ouçam Knocking On Heaven's Door com o Guns N' Roses.
Em 1997, na sua Antologia Acústica, Zé Ramalho gravou Batendo na Porta do Céu, uma versão em português de Knocking On Heaven's Door. É muito fiel ao original.
Zé já foi chamado de Bob Dylan nordestino e tem um álbum todo dedicado ao compositor americano.
Ouçam a versão de Zé Ramalho.
Qual a melhor versão de Knocking On Heaven's Door? Reconheço a imensa popularidade da gravação do Guns N' Roses, mas, que me perdoe a imensa legião de fãs da banda: na minha opinião, a melhor versão dessa música é a de Bob Dylan, do jeito que ela foi registrada há 50 anos para o álbum com a trilha do filme de Sam Peckinpah. É simples, contida e muito bela.
Comentários