CULTURA
Samba-enredo da São Clemente vai homenagear Zé Katimba
"Que Grande Destino" será o samba-enredo da São Clemente no Carnaval de 2024. Natural de Guarabira, paraibano Zé Katimba foi um dos fundadores da escola Imperatriz Leopoldinense.
Publicado em 18/09/2023 às 17:57

O compositor e cantor José Camelo, mais conhecido como Zé Katimba, será homenageado no samba-enredo da São Clemente no Carnaval do Rio de Janeiro em 2024. O artista paraibano é um dos fundadores da Escola Imperatriz Leopoldinense.

Em seu perfil em uma rede social, o paraibano Zé Katimba comemorou a escolha dizendo que é uma honra ser escolhido para o samba-enredo.
"Cantar Zé Katimba, é cantar esse Brasil, menino, em sua essência forjada na mistura das raças e das cores. Reverenciar Zé Katimba é exaltar diretamente todo compositor de samba-enredo, poetas que abordam com sua arte a musicalidade do maior espetáculo popular do planeta."
Ver essa foto no Instagram
Zé Katimba é fundador da Imperatriz Leopoldinense
Além de fundar a Imperatriz, Zé Katimba foi um de seus baluartes, passistas, ritmistas e mestre-sala. Zé também assumiu a função de presidente interino ao lado de seu amigo Luiz Pacheco Drumond, mas se destacou verdadeiramente como compositor.
Em mais de 60 anos de dedicação a escola, os versos de "Só dá Lalá" garantiram o bicampeonato da Imperatriz em 1981 e como reedição, trouxe a escola à elite do Carnaval no ano de 2020.
Carnaval de 1972
Foi no carnaval de 1972, com o enredo "À maneira do Martim Cererê" que a história da Imperatriz mudou. A Escola furou o bloqueio das consideradas na época Grandes Escolas e conquistou um inédito quarto lugar.
O samba-enredo "À maneira do Martim Cererê" foi composto pelo paraibano Zé Katimba para o desfile e ficou conhecido em todo o país através da novela Bandeira 2, exibida pela Rede Globo.
O samba-enredo da São Clemente
O música da São Clemente foi composta por Marcelo Adnet, André Carvalho, Gustavo Albuquerque, Fabiano Paiva, Luizinho do Méier, Gabriel Machado, Baby do Cavaco, Rodrigo Alves e Igor Marinho.
Interpretada por Leozinho Nunes, a composição para o Carnaval 2024 relembra a história de Zé Katimba na Imperatriz Leopoldinense, como chegou ao Rio de Janeiro e homenageia a cidade de Guarabira, na Paraíba.
Quem é Zé Katimba
O paraibano Zé Katimba é um cantor e compositor natural de Guarabira, na Paraíba. Foi um dos fundadores da escola Imperatriz Leopoldinense.

Zé chegou ao Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, viajando clandestinamente em um navio de cargas. Nessa época, Zé ainda não se chamava de Katimba e encontrou uma cigana que prenunciou boa sorte em sua vida com a frase "Que grande destino reservaram pra você!"
Em sua carreira, Zé Katimba deu vóz às mulheres, aos negros, aos nordestinos e aos sertanejos que sempre lutaram contra a exclusão social.
Katimba também retratou sua vida amorosa em suas obras, Recriando a criação, gata selvagem, jaguatirica, é preciso amar e na minha veia são algumas das mais de setecentas obras do compositor que marcaram a cultura brasileira.
Comentários