CULTURA
Salão do Artesanato será realizado no estacionamento do Hotel Tambaú em 2024
Local onde vai acontecer na 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano foi anunciado nessa segunda-feira (18).
Publicado em 19/09/2023 às 8:36
O governo da Paraíba anunciou na segunda-feira (18) o novo local para a 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. A estrutura, que será aberta ao público em janeiro de 2024, será montada no estacionamento do Hotel Tambaú, na orla de João Pessoa. A edição do evento deve homenagear os quilombos da Paraíba.
O local para a 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano foi visitado por uma comitiva do Governo do Estado na segunda-feira (18).
Segundo o governador João Azevêdo (Cidadania), o lugar foi escolhido por ser central, tendo potencial para receber um maior número de turistas.
É uma área central, uma área onde você concentra o maior número de turistas da cidade (...) O Hotel Tambaú passa por uma reforma, dentro de um projeto de recuperação e nos cedeu esse espaço do estacionamento para que a gente possa realizar o próximo Salão", disse o gestor.
O estacionamento do Hotel Tambaú tem uma área de 20 mil metros quadrados.
Segundo o Governo da Paraíba, nas edições anteriores o salão acontecia em espaços com 5 mil metros quadrados, dos quais cerca de 3.500 comportavam a estrutura do evento.
O 37º Salão do Artesanato Paraibano deve acontecer entre 12 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024, e deve reunir artesãos de toda a Paraíba.
Tema do 37º Salão do Artesanato Paraibano
O tema do Salão do Artesanato Paraibano em 2024 será os Quilombos da Paraíba.
Nas comunidades quilombolas remanescentes há uma vasta produção artesanal com artesãos que já participaram de outras edições do Salão.
Um dos exemplos é o artesão Sérgio Teófilo, de Dona Inês - Cruz da Menina, que faz esculturas em madeira. Já em Ingá - Pedra D'Água há mais de 100 mulheres envolvidas no bordado Labirinto.
As obras do artesanato quilombola serão expostas à venda para milhares de turistas e visitantes do Salão do Artesanato em 2024, no estacionamento do Hotel Tambaú.
Além do artesanato quilombola, a renda renascença, brinquedos populares, artes em cerâmica e a gastronomia regional também estarão presentes no salão.
Em 2023, o Salão do Artesanato teve como tema o artesanato indígena. Durante o período junino, o evento passou por Campina Grande e registrou mais de R$ 2 milhões em vendas.
Comentários