CULTURA
Otacílio Batista: tributo celebra 100 anos do repentista com lançamento de biografia
Tributo a Otacílio Batista acontece nesta quinta-feira (28), no Bessa Grill, em João Pessoa.
Publicado em 27/09/2023 às 8:14
Este mês de setembro marca o centenário de um dos principais nomes do repente e cantoria nordestinas: Otacílio Batista. Para marcar a data, um tributo será feito na capital paraibana João Pessoa, nesta quinta-feira (28), com lançamento da biografia do repentista e apresentações culturais.
O livro "Otacílio Batista: uma história do repente brasileiro", de autoria de Sandino Patriota, será lançado no tributo ao repentista.
Em publicação nas redes sociais, o autor destaca que a leitura do livro é uma oportunidade para conhecer o legado poético do cantador e sua contribuição para a cultura nordestina, além das técnicas que envolvem o repente.
Para quem não conhece a cantoria, o livro é uma ótima oportunidade para entender um pouco de rima, métrica e oração e também sobre a ética da cantoria, compreendendo como isso tudo se encaixa no contexto da história do nordeste brasileiro", escreveu.
O tributo terá várias atrações, com música, cantorias e declamações.
A música será com Sivia Patriota, José Patriota Ludimila (vozes), Naldinho Freire e Luiz Carlos Otávio (violão), Rodolfo Lopes (viola), Cornétio Santana (flauta), Ela Virgínia (bailo), Marcílio Otávio (percussão) e Grupo Voz Ativa.
Oliveira de Panelas, Antônio Costa e Edimilson Ferreira farão a cantoria, e a declamação será com Cleudon Chaves Jr., Lucille Patriota e Bianca Rufino.
A organização do evento é assinada por Fernando Patriota, jornalista e responsável pelo acervo do cantador.
O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira (28), no Bessa Grill, às 19h.
Otacílio Batista
Repentista, cantador e violeiro, Otacílio Batista é natural de Pernambuco e foi radicado em João Pessoa, capital da Paraíba.
Ele foi um dos principais responsáveis pela propagação da cultura do repente e cantoria no Brasil e no mundo, e ficou conhecido como ‘A Voz do Uirapuru’.
Nomes como Zé Ramalho usaram versos dele em canções, e tornaram sua obra cada vez mais conhecida.
Otacílio morreu em 2003, aos 79 anos.
Comentários