CULTURA
Espaço Cine Digital exibe 'Ensaio sobre a Cegueira'
Dirigido por Fernando Meirelles (Cidade de Deus), a coprodução entre Brasil, Japão e Canadá relata o aparecimento de uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira.
Publicado em 13/01/2012 às 8:00
Nesta sexta-feira, o Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa, continua a mostra gratuita 'A Literatura no Cinema Brasileiro'.
O filme de hoje é a adaptação homônima do romance mais conhecido do Nobel de Literatura José Saramago (1922-2010), Ensaio sobre a Cegueira (2008). A classificação indicativa é de 16 anos.
Dirigido por Fernando Meirelles (Cidade de Deus), a coprodução entre Brasil, Japão e Canadá relata o aparecimento de uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira.
Chamada de 'cegueira branca', já que as pessoas contaminadas apenas enxergam uma superfície leitosa, a doença logo se espalha por todo o país e mundo. Os afetados, colocados em quarentena pelo Estado, começam a lotar os locais, obrigando as pessoas a lutarem pelas necessidades básicas, expondo seus instintos de sobrevivência mais primários.
A única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que – juntamente com um grupo de internos – tenta encontrar um resquício de humanidade no meio do caos.
Originalmente lançado em 1995, a obra do portuge Saramago foi lançado no Brasil pela Cia. das Letras.
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo", certa vez afirmou Saramago. "É um livro brutal e violento (...) Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."
Serviço
• A LITERATURA NO CINEMA BRASILEIRO.No Espaço Cine Digital (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa. Tel.: 3211.6281). De sex. a dom., 19h30. Gratuito.
Comentários