ESPORTES
Copa do nordeste de futebol: história, classificação e jogos em 2024
Publicado em 23/10/2023 às 11:06
Saiba mais sobre a principal competição regional entre clubes do país, os maiores campeões e curiosidades sobre o torneio.
Como será a Copa do Nordeste de futebol em 2024? Essa é uma dúvida recorrente dos principais fãs de futebol nordestino. A principal competição regional do país está confirmada para o próximo ano.
O Jornal da Paraíba preparou uma matéria especial com a história da Copa do Nordeste de futebol, curiosidades da competição ao longo dos anos e também a classificação e os jogos para a próxima edição da competição em 2024.
O que é a Copa do Nordeste de futebol?
A Copa do Nordeste é uma competição regional, que reúne os principais times do nordeste, que garantem vaga após desempenho nos campeonatos estaduais. O torneio surgiu com a necessidade das principais equipes dos estados da região se enfrentarem para descobrir o melhor time do bloco.
Inicialmente, o “Nordestão” foi uma competição organizada pela Liga do Nordeste e posteriormente passou a ser administrada logisticamente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Como funciona a classificação para a Copa do Nordeste?
Atualmente, o formato de classificação para a Copa do Nordeste de futebol garante vaga na fase de grupos para todos os nove campeões estaduais de 2023, além do clube mais bem posicionado no ranking da CBF 2023 de cada uma das três melhores federações nordestinas no ranking (Bahia, Ceará e Pernambuco).
Se o melhor ranqueado dessas federações for também o atual campeão estadual ou se esse time não tiver disputado a 1ª divisão no ano anterior, então a vaga passa para o segundo melhor ranqueado.
Além disso, existe uma fase prévia aos grupos na Copa do Nordeste, a chamada “Pré-Copa do Nordeste”. Nessa fase da competição, 16 times disputam o torneio. Os nove melhores nordestinos, que não estão enquadrados nas categorias de classificação ditas acima, se classificam para essa fase.
Também disputam o torneio a equipe mais bem classificada em cada um dos campeonatos estaduais de 2022 das sete melhores federações nordestinas no ranking da CBF 2022 (todas exceto Sergipe e Piauí).
Qual a história da Copa do Nordeste de futebol?
O início da Copa do Nordeste de futebol tem uma origem controversa, isso porque houve edições na década de 1920 de um torneio de caráter regional, o Troféu Nordeste, e outras competições subsequentes, com diferentes nomes, que poderiam valer como equivalentes da época do torneio atual. No entanto, a CBF só reconhece os campeões da competição de 1997 até o presente momento, mesmo que em alguns anos o torneio não tenha sido realizado nesse meio-tempo.
No primeiro torneio organizado pela confederação nacional, em 1997, o Vitória se sagrou campeão sobre o Bahia. A disputa do torneio sob o guarda-chuva da CBF aconteceu até 2004, quando foi cancelado por falta de espaço no calendário brasileiro, e só voltaria a acontecer de novo em 2010.
No entanto, a partir da edição que trouxe de volta a disputa da competição, a CBF não mais estava como organizadora única do evento. Essa responsabilidade também passou a ser da Liga do Nordeste, que trata das questões comerciais da competição, como venda de direitos de transmissão.
Os principais clubes de cada um dos nove estados do nordeste fazem parte da Liga. No entanto, em 2019, o Sport abdicou de fazer parte da organização e do torneio, por divergir em questões comerciais da realização da competição.
Os maiores campeões do torneio são Bahia e Vitória. Sérgio Alves, com passagens por clubes como Santa Cruz e ABC, é o maior artilheiro em uma única edição com 13 gols, em 2002.
Início da atual Copa do Nordeste de Futebol: Torneio José Américo de Almeida Filho de 1975
Uma das competições não consideradas pela CBF que já foram realizadas com caráter regional, entre clubes do nordeste, foi o Torneio José Américo de Almeida Filho de 1975. A competição foi organizada pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB).
Naquela ocasião, clubes de três dos nove estados do nordeste participaram, sendo três equipes representantes da Paraíba (Treze, Auto Esporte e Botafogo-PB), um de Alagoas (CRB), além de dois do Rio Grande do Norte (Potiguar de Mossoró e ABC).
A competição foi criada para movimentar o calendário esportivo entre os times que não estavam classificados para disputarem competições nacionais, como as principais séries da pirâmide do futebol brasileiro. O torneio José Américo de Almeida Filho de 1975 não teve um campeão, por conta da briga entre torcedores que inviabilizou a conclusão da disputa.
Volume Taça Governador Geraldo Bulhões em 1994: popularização da "Copa do Nordeste"
Diferentemente do torneio de 1975, a Taça Governador Geraldo Bulhões de 1994 não foi organizada por uma federação nacional e sim por um órgão estadual, no caso a Federação Alagoana de Futebol (FAF - AL). A competição, no entanto, é reconhecida oficialmente como um título de Copa do Nordeste de futebol, que foi vencida pelo Sport Clube do Recife.
16 clubes participaram daquela edição de 1994, entre eles cinco times apenas do estado da federação organizadora, Alagoas. O restante das equipes foram divididas entre outros estados, como Ceará e Bahia.
O campeão Sport venceu o CRB na grande final para garantir o título de campeão, quando venceu os donos da casa por 4 a 2. Durante a campanha do Leão, foram 4 vitórias e 2 empates, um título invicto.
Organização da CBF em 1997 e o critério de merecimento
A primeira Copa do Nordeste de fato organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi em 1997, quando a entidade máxima do futebol brasileiro começou a tomar conta da competição nordestina.
Naquela edição, os times se classificaram por meio do famoso “critério de merecimento”, que consistia na participação apenas dos mais bem classificados nas respectivas competições estaduais. Nos dois primeiros anos, assegurava ao campeão uma vaga na Copa Conmebol do mesmo ano. O Vitória venceu por 4 a 2 o Bahia na final que decidiu o campeão daquele ano.
Torneio cancelado em 2004 com retorno em 2010
Apesar do sucesso da Copa do Nordeste de futebol nos primeiros anos, o torneio foi cancelado a partir de 2004, por conta da falta de datas para realização do campeonato, de acordo com a própria CBF na época.
Por conta dessa decisão da entidade máxima do futebol brasileiro, vários clubes nordestinos entraram na Justiça e posteriormente ganharam a causa, porque no contrato prévio entre a organização e os clubes outras edições da competição tinham que acontecer antes de qualquer cancelamento.
No entanto, o retorno e a briga judicial demoraram anos para se resolverem. Isso porque, somente em 2010 um acordo entre as partes foi aceito e a Copa do Nordeste poderia retornar. Na competição que marcou a volta, o Vitória novamente se tornou campeão.
Apesar do retorno em 2010, tanto em 2011 quanto em 2012 a competição não aconteceu, mas em 2013 ela retornou e permanece até o presente momento.
Maranhão e Piauí em 2015
Quando a Copa do Nordeste voltou, clubes do Maranhão e do Piauí inicialmente não estavam inclusos para classificação. Somente a partir de 2015, clubes dos dois estados passaram a disputar o torneio regional do Nordeste.
Sampaio Corrêa, Moto Club, Piauí e River-PI foram os primeiros representantes dos estados a disputarem a competição.
Pandemia da Covid-19 em 2020
Assim como outras competições futebolísticas ao redor do mundo e do Brasil durante o período de pandemia, a Copa do Nordeste teve sua realização suspensa por conta do Covid-19.
Depois dessa suspensão inicial, o torneio retornou em sede única e teve como campeão o Ceará, com vitória em dois jogos sobre o Bahia.
18ª edição da Copa do Nordeste de Futebol de 2021
Ainda em meio a pandemia de Covid-19 no mundo, a edição de 2021 da Copa do Nordeste também aconteceu. Naquela ocasião, o vencedor foi o Bahia, nos pênaltis, vencendo o Ceará e garantindo a revanche da final no ano anterior, em pleno estádio Castelão.
19ª edição da Copa do Nordeste de Futebol em 2022
Em 2022, com grande parte do público já de volta aos estádios após a vacinação em massa contra a Covid-19, o campeão da Copa do Nordeste saiu de confronto entre duas equipes tradicionais da região, no caso Fortaleza e Sport. E quem levou a melhor foi o “Leão do Pici”, após vencer o time pernambucano em casa e empatar no jogo da Ilha do Retiro.
20ª edição da Copa do Nordeste de Futebol em 2023
Já a atual edição da Copa do Nordeste foi vencida pelo Ceará, mais uma vez, em clássico contra o Sport na final. A primeira partida terminou com vitória para o time alvinegro por 2 a 1, em casa, e depois, em Pernambuco, derrota por 1 a 0, que acabou levando a decisão para os pênaltis.
Vai ter Copa do Nordeste em 2024?
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já confirmou oficialmente a realização da edição do torneio para o próximo ano. 12 clubes já estão garantidos na próxima competição e o restante das vagas vão ser definidas na Pré-Copa do Nordeste.
Como foram definidos os times da Copa do Nordeste para 2024?
É provável que o critério de classificação para a Copa do Nordeste 2024 seja o mesmo do ano passado. Se for mantido o critério, já estão garantidos na fase de grupos todos os nove campeões estaduais de 2023, além do clube mais bem posicionado no ranking da CBF 2023 de cada uma das três melhores federações nordestinas no ranking (Bahia, Ceará e Pernambuco). Se o melhor ranqueado dessas federações for também o atual campeão estadual ou se esse time não tiver disputado a 1ª divisão no ano anterior, então a vaga passa para o segundo melhor ranqueado.
Se você é um torcedor apaixonado e quer saber tudo sobre os times da Copa do Nordeste, acesse mais conteúdos especializados sobre futebol Jornal da Paraíba.
Resumo
Este artigo apresenta a história da Copa do Nordeste de futebol, ao longo dos anos, com torneios anteriormente não reconhecidos e os que passaram a ser oficialmente organizados pela CBF.
Os maiores campeões da competição são os rivais Bahia e Vitória, com quatro títulos de cada equipe na história.
Além disso, foram mostrados os últimos campeões da Copa do Nordeste nos últimos três anos, em finais emocionantes.
Comentários