CONVERSA POLÍTICA
Paraibana é única brasileira entre as 50 mulheres mais poderosas do mundo
A revista Forbes registra que ela assumiu o comando do Banco do Brasil, que é o mais antigo do país e o segundo maior da América Latina, em janeiro de 2023. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo.
Publicado em 06/12/2023 às 11:54 | Atualizado em 06/12/2023 às 15:29
A paraibana Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, foi eleita pela Revista Forbes como uma das mulheres mais poderosas do mundo. A ex-professora, é a única brasileira entre as 50 na lista feita pela revista e ficou na 24ª colocação.
Ao Conversa Política, Tarciana Medeiros disse estar feliz, mas atribuiu também ao esforço conjunto da sua equipe. "É um momento que coroa toda uma trajetória. O nome é o meu, mas eu não estou nesse reconhecimento sozinha. Eu tenho 125 mil colegas que estão nesse reconhecimento", afirmou.
Tarciana espera que a homenagem inspire outras mulheres. "É uma alegria imensa poder ser reconhecida, inspirar outras mulheres, inspirar outras meninas do que é possível quando nos temos oportunidade", disse.
Forbes
A Forbes registrou que ela assumiu o comando do Banco do Brasil, o banco de 215 anos que é o mais antigo do Brasil e o segundo maior da América Latina, em janeiro de 2023. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo.
Também lembrou que Medeiros trabalha no banco desde 2000 e, antes de se tornar presidente em janeiro de 2023, supervisionou o escritório de varejo da empresa.
Sua relação com a política ambiental foi destacada.
Defensora apaixonada das políticas ambientais, ela falou na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2023 sobre a importância de obter mais financiamento para empresas ambientalmente sustentáveis. Nesse mesmo mês, ela firmou uma parceria entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir US$ 250 milhões em recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável", destacou a revista.
De acordo com a revista estadunidense, a lista foi determinada por quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência.
Veja também:
Na Paraíba, Tarciana Medeiros diz que BB vai abrir linha de crédito especial para mulheres
Paraibana toma posse como presidente do Banco do Brasil, em Brasília, nesta segunda
A lista
Entre as 100 mulheres, o maior destaque deste ano é Úrsula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia – a primeira mulher a ocupar o cargo, que é responsável pela legislação que afeta mais de 450 milhões de europeus.
Outras mulheres se destacam em outros cargos de liderança, como é o caso da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que ocupa o terceiro lugar do ranking.
Confira a lista das 10 mulheres mais poderosas de 2023, segundo a Forbes:
1.Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia
2.Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu
3.Kamala Harris, Vice-Presidente dos Estados Unidos
4.Giorgia Meloni, Primeira-ministra da Itália
5.Taylor Swift, cantora norte-americana
6.Karen Lynch, Presidente da CVS Health
7.Jane Fraser, Diretora executiva/CEO do Citigroup
8.Abigail Johnson, Presidente e CEO de Fidelity Investments
9.Mary Barra, CEO da General Motors
10.Melinda French Gates, Copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates
Comemoração no governo Lula
O destaque da Revista dado à paraibana foi comemorado nas redes sociais pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.
De um lado uma das mulheres mais poderosas do mundo eleita pela revista @forbes, do outro uma das mulheres do ano pela revista @time. No meio, eu, feliz pra caramba de compor o time do @lulaoficial com mulheres tão importantes como @aniellefranco e @tarcianadobb", afirmou.
Disse ainda na publicação: "Só posso deixar meus parabéns para a Tarciana que foi, no dia de hoje, eleita pela Forbes a única brasileira entre as 50 mais poderosas do mundo".
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Alexandre Padilha (@padilhando)
Carreira
Por 10 anos, exerceu diversas funções pelo país, na rede varejo, em agências e superintendências, nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Durante esse período, foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados principalmente aos mercados de pessoas físicas e de agronegócios.
Em superintendências estaduais, merece destaque sua atuação em projetos que envolveram prospecção, gestão e automação de convênios para concessão de crédito e expansão da atuação com correspondentes bancários.
De 2013 a 2018 liderou a Superintendência Comercial da BB Seguros, onde desenvolveu modelos estratégicos de indução de vendas no Brasil, apoiou na coordenação e direcionamento do trabalho das equipes de consultores das empresas da holding BB Seguros, período em que a empresa se consolidou como como uma das maiores da América Latina.
Em 2018, assumiu como executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos do BB, onde lidou com gestão do processo de pós-venda dos produtos de crédito destinados a pessoas físicas, que ajudaram a elevar a satisfação dos clientes e reduziram a quantidade de reclamações com procedência no Bacen, em posições de recordes históricos. Também trabalhou no atendimento e implementação das ações de assistência aos clientes para prorrogação de operações de crédito durante a Pandemia da Covid-19.
Abaixo texto em inglês da Forbes
Tarciana Paula Gomes Medeiros
President And CEO, Banco De Brasil
About Tarciana Paula Gomes Medeiros
-Tarciana Paula Gomes Medeiros took the helm of Banco de Brasil, the 215-year-old bank that is Brazil's oldest and Latin America's second largest, in January 2023. She is the first woman to hold the role.
-Medeiros has worked at the bank since 2000 and, before becoming chief executive in January 2023, oversaw the firm's retail business office.
-A passionate advocate for environmental policies, she spoke at the 2023 United Nations General Assembly about the importance of getting more funding for environmentally sustainable businesses.
-That same month, she forged a partnership between Banco de Brasil and the Inter-American Development Bank to put $250 million toward renewable energy resources and sustainable infrastructure.
-Before joining Banco de Brazil in 2000, Medeiros worked as a teacher.
Comentários