Projetos 'Esperança no Espaço' e 'Cine Jericóllywood' vencem Prêmio LED 2024
Iniciativas são desenvolvidas na Paraíba, sendo uma com crianças e outra com reeducandos.
Publicado em 27/12/2023 às 13:17
Os projetos paraibanos "Esperança no Espaço", desenvolvido em uma penitenciária no município de Esperança, e "Cine Jericóllywood", com atividades na zona rural de Serra Branca, venceram o Prêmio LED 2024, da Globo.
O "Esperança no Espaço" ganhou na categoria “Empreendedores e Organizações inovadoras”. Por meio da iniciativa, reeducandos da Cadeia Pública de Esperança, no Agreste do estado, fabricam telescópios que são doados para escolas públicas.
Já o "Cine Jericóllywood", levou a premiação na categoria na "Educadores". A iniciativa fomenta a produção audiovisual em comunidades da zona rural de Serra Branca, no Cariri da Paraíba.
Conheça o 'Cine Jericóllywood'
O projeto surgiu a partir de uma iniciativa da pedagoga Janiglécia Tavares Lopes, que é professora na Escola Municipal José Romão de Jesus, em Serra Branca. O objetivo dela era aproximar o universo do cinema às crianças da comunidade, que não tinham acesso ao mundo audiovisual.
Inicialmente, em 2021, a iniciativa aconteceu apenas na turma do primeiro ano do ensino fundamental. Os alunos aprenderam a escrever roteiros de filmes, tiveram oficinas cinematográficas e passaram, também, a produzir curtas em stop motion. Depois, as crianças começaram a também produzir curtas-metragens com atuação.
Nas aulas de campo, eles chegaram a viajar para cidades como Cabaceiras, no Cariri paraibano, conhecida como "Roliúde Nordestina", onde puderam aprender mais sobre cinema. Entre as produções realizadas está, inclusive, uma adaptação de "O Auto da Compadecida", texto de Ariano Suassuna que virou filme e projetou Cabaceiras como a cidade do cinema no Nordeste.
O projeto ganhou fama entre as comunidades da região de Serra Branca, e além da escola Escola Municipal José Romão de Jesus, outras duas unidades educativas também aderiram à iniciativa e passaram a fomentar o audiovisual entre estudantes da educação infantil.
Atualmente, além das crianças, outros moradores locais, como idosos, também participam das produções. E desde 2022 o projeto Cine Jericóllywood promove uma mostra de cinema anual, onde acontece a entrega do prêmio "Jatobá de Ouro" para pessoas que tiveram destaque no trabalho audiovisual realizado.
Conheça o 'Esperança no Espaço'
Foram a paixão e os estudos sobre astronomia que fizeram o policial penal Lindemberg Gonçalves Lima, idealizador da ação, despertar entre muros e grades o interesse dos apenados pelo assunto. Além disso, fazer com que quem está passando pelo processo de ressocialização “viaje” pelo universo sem tirar os pés do chão.
O trabalho na unidade penitenciária, além de duro, pode ser mais simples do que parece. O que se comprova com a lista de materiais necessários para a construção do equipamento, que começa com cabos de vassoura e vai até pedaços de cano.
A fase de destes dos telescópios durou cinco meses, período em que eles não saíram da cadeia. Depois de prontos, foram levados para as praças de Esperança, onde foram testados pelos moradores do município.
Os materiais usados na fabricação dos telescópios são de baixo custo e toda a força de trabalho empenhada é dos detentos. Em troca, os apenados ganham aulas dos professores das escolas que recebem as doações, adquirem qualificação para o mercado de trabalho e também podem conseguir redução do tempo de pena.
Ao todo, oito telescópios foram produzidos na Cadeia Pública de Esperança e outros cinco estão em fase final de produção. A estimativa é que em 2024, pelo menos 600 equipamentos sejam produzidos e doados para escolas da rede estadual de ensino da Paraíba para facilitar a aprendizagem dos alunos sobre astronomia e astrofísica.
O que é o Prêmio LED
O Prêmio LED é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho, que nasceu com o propósito de iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e de reconhecer quem está revolucionando o setor.
Pioneiro no país, a ação tem a finalidade de ser uma conexão com o futuro da educação e vai agregar três principais pilares: uma premiação, um festival e uma plataforma de relacionamento permanente com os interessados pelo tema.
Esse ano, foram seis ganhadores, que irão dividir o prêmio total de R$ 1,2 milhão. As histórias dos vencedores do Prêmio LED 2024 serão apresentados e celebrados no ‘Especial LED’, programa exibido pela TV Globo em abril de 2024.
Comentários