SILVIO OSIAS
O beatle Paul McCartney fez uma música para Chico Mendes
Publicado em 29/02/2024 às 7:21
Chico Mendes (Foto/Reprodução) voltou ao noticiário. É que um dos seus assassinos comandava o PL - de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro - num município do Pará. Darci Alves Pereira, agora conhecido como pastor Daniel, estava à frente do partido em Medicilândia.
Já muito enrolado em outras frentes, Valdemar Costa Neto, o presidente nacional do PL, disse, naturalmente, que não sabia de nada e, diante das repercussões, mandou que Darci fosse sumariamente afastado do cargo.
O seringueiro e ambientalista brasileiro Francisco Mendes Alves Filho, o Chico Mendes, foi assassinado em dezembro de 1988 em Xapuri, no Acre, a cidade onde nasceu. Tinha 44 anos. Se estivesse vivo, completaria 80 anos em dezembro de 2024.
Em 1989, ano seguinte ao assassinato de Chico Mendes, Paul McCartney fez uma música para ele. O reggae How Many People está no álbum Flowers in the Dirt. Foi a turnê desse álbum que trouxe McCartney ao Brasil pela primeira vez para dois shows no Maracanã, em abril de 1990.
Em How Many People, há a seguinte dedicatória: Dedicated to the memory of Chico Mendes, brazilian rain forest campaigner. Traduzindo: Dedicada à memória de Chico Mendes, ativista brasileiro da floresta pluvial.
Paul McCartney é um grande artista do mundo, e a vida do planeta (e no planeta) está entre as suas preocupações. Cidadão engajado nas lutas pela preservação do meio ambiente e pela sobrevivência dos animais, McCartney prestou atenção a esse episódio inaceitável que foi o assassinato do ativista brasileiro Chico Mendes.
Comentários