POLÍTICA
Economista paraibano colabora em livro de Paulo Guedes sobre gestão econômica no governo Bolsonaro
O economista Erik Figueiredo contribuiu com a escrita de duas seções de um livro coordenado pelo ex-ministro da Economia. O livro visa contar as ações econômicas do Governo Federal na gestão anterior.
Publicado em 08/03/2024 às 23:43 | Atualizado em 10/03/2024 às 14:11
O professor licenciado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), economista paraibano Erik Figueiredo, foi convidado para escrever dois capítulos um livro idealizado pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, com o objetivo de contar as ações econômicas do Governo Federal na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A obra, intitulada “Política Econômica no período 2019-22: Consolidação Fiscal e Reformas Pró-Mercado para Aumento da Produtividade”, deve ser lançada nas próximas semana, e também conta com autoria do ex-Ministro de Minas e Energia; e ex-Secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, e a colaboração de profissionais que trabalharam em funções consideradas estratégias na gestão.
No governo Bolsonaro, o paraibano foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), responsável pela elaboração de pesquisas sobre indicadores sociais e que subsidia o Governo Federal com esses números. Em resposta à CBN Paraíba, nesta sexta-feira (08), ele explicou que o objetivo do livro é que contar a história da política liberal implementada no Governo anterior.
Vamos contar ao povo brasileiro a história de políticas de fato liberais, que buscaram a redução de impostos, redução da carga tributária, do tamanho do governo na economia e que foram ou estão sendo largamente revertidas, disse.
O paraibano também foi subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia e suplente do ministro da Economia no Conselho da Previdência Social. Após sua saída do Governo Federal, ele foi convidado pelo governador Ronaldo Caiado para assumir a direção do Instituto Mauro Borges, órgão que subsidia o Governo de Goiás na elaboração de políticas públicas.
O ex-ministro Adolfo Sachsida adiantou, em uma publicação feita em seu perfil oficial no Linkedin, que a obra terá 11 capítulos. “O ministro Paulo Guedes e eu procuramos retratar da melhor maneira possível nossa estratégia de política econômica, seus fundamentos teóricos e sua materialização em medidas legislativas”, disse.
Comentários