SILVIO OSIAS
A música foi um grande sucesso mundial, mas o cantor morreu esquecido
Publicado em 14/03/2024 às 7:17
No universo na música popular, há os cantores (ou autores) de uma música só. Eles ficam conhecidos por uma canção que alcança o topo das paradas - no seu país, às vezes no mundo inteiro - e nunca mais voltam a fazer sucesso.
Muito frequentemente, esses artistas também estão fadados ao esquecimento. Ninguém mais ouve falar deles, ninguém sabe o que andam fazendo, mas a música atravessa o tempo inserida na memória afetiva de milhões de pessoas.
Foi o que aconteceu com Eric Carmen e sua canção All By Myself. Carmen morreu aos 74 anos e, só assim, seu nome voltou a ser notícia. No mundo inteiro, nos últimos dois ou três dias, os necrológios lembram que foi ele que compôs e gravou All By Myself.
Americano de Cleveland, nascido em agosto de 1949, Eric Howard Carmen ficou conhecido no início da década de 1970 como vocalista e líder do grupo Raspberries. Em 1975, sozinho, gravou All By Myself, seu maior feito. A canção foi inspirada num concerto de piano do compositor russo Sergei Rachmaninoff.
All By Myself foi um sucesso gigantesco em escala planetária. O registro original de Eric Carmen dura pouco mais de sete minutos. Muita gente gravou a canção, de Frank Sinatra a Tom Jones, de Shirley Bassey a Sheryl Crow, de Richard Clayderman a Celine Dion.
É muito provável que Eric Carmen tenha arrecadado uma fortuna em direitos autorais, grana suficiente para a sua sobrevivência num país que respeita o direito autoral. Mas só a morte trouxe a lembrança de que foi ele que, há quase 50 anos, esteve no topo com All By Myself.
Comentários