ECONOMIA
Pix quebra recorde de transações em um dia e alcança 200 milhões de operações
Dados foram divulgados pelo Banco Central, nesta segunda-feira (8) e são relativos a transferências que ocorreram na última sexta-feira (5). O recorde anterior era de 178,7 milhões de transações em um dia.
Publicado em 08/04/2024 às 17:42
O Pix quebrou um recorde histórico de transações efetuadas por meio da ferramenta em um único dia. De acordo com o Banco Central, na sexta-feira (5), o Pix alcançou 200 milhões de 201,6 milhões de operações efetuadas.
Também em 2024, o Banco Central já havia registrado o recorde anterior. No dia 6 de março, 178,7 milhões de transações foram realizadas, número superado apenas pelo recorde da última sexta-feira (5).
"Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao PIX, meio de pagamento lançado pelo Banco Central em novembro de 2020", avaliou o Banco Central.
Ferramenta de pagamento
A ferramenta de pagamento instantâneo foi lançada em novembro de 2020 e rapidamente se tornou o principal instrumento do mercado para transferências de valores. Apenas dois anos após o lançamento, a ferramenta superou o uso do cartão de crédito, obtendo à época 29% de todas as operações.
Em 2023, tudo que foi transacionado via Pix somou um montante de R$ 17,8 trilhões. Além disso, por conta desse crescimento, o Banco Central prevê lançar até outubro deste ano uma nova funcionalidade para a ferramenta de pagamento. É o chamado Pix automático.
Nessa nova modalidade, o consumidor vai poder agendar pagamentos a empresas de dívidas que já são conhecidas, como conta de água e luz, academias, condomínios, entre outras despesas. A previsão é que o serviço comece a funcionar em 28 de outubro.
Comentários