CONVERSA POLÍTICA
Aliança do PT com Cícero pode beneficiar Queiroga com polarização, avalia diretor da Quaest na CBN
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, fez uma análise do cenário eleitoral de João Pessoa, em entrevista exclusiva à CBN Paraíba, nesta sexta-feira (19).
Publicado em 19/04/2024 às 11:19
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, fez uma análise do cenário eleitoral de João Pessoa, em entrevista exclusiva à CBN Paraíba, nesta sexta-feira (19). Sua avaliação é de que uma possível aliança do PT ao projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP) pode beneficiar o discurso de polarização pretendido pelo ex-ministro Marcelo Queiroga (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
"Caso o PT seja atraído por Cícero numa composição, é provável que com o PP, que é um partido de direita, do Centrão, essa polarização pode ficar mais clara e pode beneficiar a candidatura de Queiroga justamente por essa contraposição dos dois lados", explicou.
Por outro lado, pontuou Felipe Nunes, caso o PT decida lançar candidatura própria - mais provável entre os nomes da deputada Cida Ramos ou do do deputado e ex-prefeito Luciano Cartaxo - haverá uma divisão entre a gestão de Cícero, considerada por ele como mediana entre o eleitorado, e essa candidatura petista. "Ainda assim Marcelo tem mais força para ir ao segundo turno com o prefeito", afirmou.
O especialista lembrou que a votação de Bolsonaro foi considerável na maior parte dos bairros da capital, com exceção do Jardim Cidade Universitária, que teve preferência por Lula nas eleições passadas, e que esse eleitorado ainda "não apareceu na campanha".
Polarização segue em 2024
O especialista disse que o contexto da polarização permanece muito forte para as eleições deste ano e negar este cenário não é a melhor estratégia, nem para a direita nem para a esquerda.
“O Brasil ainda está calcificado e o Nordeste não é diferente. Em João Pessoa a vantagem (de Lula sobre Bolsonaro) foi quase na margem de erro de uma pesquisa”, declarou.
Na avaliação de Felipe Nunes, a diferença principal é que nas eleições municipais a gestão do prefeito também pesa na hora em que o eleitor vai fazer a sua escolha.
“Cícero tem o apoio do governador João Azevedo, seu principal trunfo. Está tentando com isso atrair o PT para montar uma estrutura da prefeitura para vencer a direita. Está aí seu maior desafio. Independente do PT comprar isso, vejo que os candidatos colocados estão organizados em torno dessa polarização”, avaliou.
Confira a entrevista de Felipe Nunes à CBN Paraíba na íntegra:
https://cbnparaiba.com.br/colunas/momento-da-politica-cenario-eleitoral-de-joao-pessoa/
Comentários