SAÚDE
Vacina contra gripe é ampliada na Paraíba para todos os públicos acima de seis meses de idade
O estado distribuiu 1.150.560 doses da vacina contra gripe e possui mais de mil salas de vacinação espalhadas por todo território.
Publicado em 02/05/2024 às 18:13
A partir desta quinta-feira (2), todas as pessoas acima de seis meses de idade vão poder tomar a vacina contra gripe na Paraíba. A ampliação foi autorizada pela Secretaria de Sáudo (SES) do estado, após o Ministério da Saúde determinar o mesmo para todo o território brasileiro a partir da quarta-feira (1°).
A Paraíba apresenta uma cobertura vacinal de influenza baixa. De acordo com a SES, a meta é atingir 90% do público vacinado, entretando, o percentual de cobertura ainda corresponde a 32,50% na campanha de 2024. O estado distribuiu 1.150.560 doses e possui mais de mil salas de vacinação espalhadas por todo território.
Em contrapartida, o estado registrou 1.039 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 20 de abril deste ano, havendo um aumento de 35,6% nas notificações quando comparado com o boletim anterior. A maior circulação viral no estado é da Influenza A.
A coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, também destaca que a ampliação é uma estratégia importante para a redução nas complicações e internações causadas pela gripe na Paraíba.
Em entrevista à CBN João Pessoa, a coordenadora também disse que a ampliação da vacinação para todos os públicos vai depender do estoque de doses dos municípios. Porém, destaca que é necessário continuar intensificando a vacinação em idosos e crianças porque, segundo ela, são os públicos que tiveram o maior número de internações nos últimos meses.
“Então, se o município tem estoque, ele pode ampliar assim para toda a população a partir de seis meses de idade. Porém, a gente, enquanto Secretária de Saúde do Estado, recomendamos aos municípios que continuem intensificando a vacinação nos grupos prioritários, principalmente nas crianças e nos idosos, que esses dois grupos são de maior vulnerabilidade para hospitalização por influenza”, afirmou.
João Pessoa Em João Pessoa, a ampliação do público alvo deve acontecer a partir desta sexta-feira (3). A vacinação é realizada em todas as salas de vacina da rede municipal e em três pontos móveis. (veja abaixo onde se vacinar) De acordo com a prefeitura, 13,88% das pessoas que integram o grupo prioritário tomaram a dose do imunizante, sendo a meta de 90%. Campina Grande A Prefeitura de Campina Grande anunciou a ampliação para todos os públicos acima de 6 meses, a partir da tarde desta quinta-feira (2). A decisão acontece após nota técnica da SES autorizando a ampliação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a população pode se vacinar em todas as Unidades Básicas de Saúde com salas de vacinação, nas policlínicas, centros de saúde e no Terminal de Integração.
Comentários