SILVIO OSIAS
Lado B de Chico Buarque é tema da Sexta de Música na CBN João Pessoa
Compositor vai completar 80 anos em 19 de junho, e as homenagens já estão começando
Publicado em 17/05/2024 às 6:37 | Atualizado em 17/05/2024 às 15:40
O lado B de Chico Buarque é o tema da minha coluna semanal na CBN João Pessoa nesta sexta-feira, 17 de maio de 2024. A Sexta de Música vai ao ar às 16h45, fechando o CBN Cotidiano.
No dia 19 de junho, Chico Buarque vai completar 80 anos, e as homenagens ao grande compositor já estão começando. Ele é o caçula dessa geração que despontou na era dos festivais, na segunda metade dos anos 1960.
Quem foi contemporâneo dos discos de vinil está familiarizado com a expressão lado B. Primeiro, porque todos os discos - LPs, compactos simples e compactos duplos - tinham lado A e lado B.
No caso específico dos compactos simples, o lado A trazia a música que disputava espaço nas paradas. O lado B continha uma música que muitas vezes estava fadada ao esquecimento.
Os Beatles quebraram a regra em 1967 quando lançaram o single Penny Lane/Strawberry Fields Forever. As duas eram igualmente lados A. As duas alcançaram o topo das paradas.
O fato é que, simbolicamente, a gente usa a expressão lado B como sinônimo das canções menos conhecidas, daquelas que não fizeram sucesso. Mas que nem por isso são menos bonitas, menos interessantes.
Escolher o lado B de Chico Buarque não é tarefa simples. O repertório dele é muito conhecido, muito popular. A minha escolha, em 12 números, está na Sexta de Música. É subjetiva. Espero que agrade aos fãs.
Ilustrei a coluna com essa foto famosa do jovem Chico Buarque pensando nos conceitos de lado A e lado B. O Chico sorridente seria o lado A. O Chico sério seria o lado B. Ambos são maravilhosos.
Comentários