ECONOMIA
Construção civil entrega cerca de 12 mil unidades habitacionais por ano em João Pessoa
Presidente do Sinduscon-JP, instituição que completa 45 anos nesta quinta (23), acredita que mesmo com todas as crises, a construção tem resistido.
Publicado em 22/05/2024 às 15:22
O setor da construção civil em João Pessoa entrega, em média, 12 mil unidades habitacionais por ano, de acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinducon-JP), Wagner Breckenfeld. Essa média vem se cumprindo há mais de dez anos e leva em consideração desde unidades habitacionais mais simples, como apartamentos do Minha Casa, Minha Vida, até condomínios de alto padrão.
O Sinduscon-JP completa 45 anos nesta quinta-feira (23). Em todo esse tempo, Wagner Breckenfel destaca o avanço nítido e constante da construção civil na capital.
"Somos indústria, e a indústria da consturção civil da Paraíba tem uma importância enorme para nossa economia, com a geração de emprego e riquezas", destaca o presidente.
Ele ressalta que o setor é responsável por um terço do PIB da indústria paraibana. Ou seja, 33% do que a indústria produz na Paraíba, cabe, segundo Wagner, à construção civil.
O mercado de trabalho explica esse aquecimento na economia, com meses sequenciais de saldo positivo nas vagas de emprego em 2024.
De acordo com a última pesquisa do Caged, no mês de março, o setor da construção civil esteve entre os principais com saldo positivo, elevando o mercado de trabalho de um modo geral com um saldo de 645 postos de trabalho.
"Dos 80 mil empregos da indústria paraibana, 50 mil é da construção civil. Um mercado rotativo e sempre ativo. Isso demonstra que um estado para se desenvolver, crescer economicamente, tem que fazer com que a indústria chegue no território", explica o presidente do Sinduscon-JP, Wagner Breckenfeld.
Saldo de empregos em 2023
O ano de 2023 fechou com um saldo positivo de 5.210 novos trabalhadores no setor da construção em todo o Estado, o quarto ano consecutivo de crescimento. O total de empregos formais no segmento na Paraíba saltou de 38.669 em 2022, para 43.879 no último ano.
A capital alcançou um resultado ainda melhor. O saldo de empregos saiu de 632 postos em 2022, para 1.829 em 2023, um aumento de quase 200% em relação ao ano anterior. Com isso, João Pessoa atingiu 25.816 trabalhadores com carteira assinada, representando 58,83% do total de empregos setoriais no Estado.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa, Wagner Breckenfeld, esses números mostram o quanto o segmento é importante para o desenvolvimento do Estado da Paraíba. “A cada ano que passa a construção civil cresce ainda mais, gerando emprego e renda para a nossa população, e emprego com qualidade, com carteira assinada”.
Sinduscon completa 45 anos
O Sinduscon-JP estará completando 45 anos nesta quinta-feira (23). Para comemorar esse momento tão significativo, será realizado nesta quarta (22) o Fórum Inovar e Construir, um evento técnico que trará especialistas para falar sobre as novas tecnologias, formas de gestão e os incentivos que estão sendo inseridos na construção civil.
A programação contará ainda com palestras voltadas para questões jurídicas, políticas e econômicas.
A entrada é gratuita para o público, que terá apenas que doar uma lata de leite ou dois pacotes do alimento.
Confira a programação:
- 8h: Abertura
- 9h: André Agra – Gestão sensível para as cidades inteligentes e sustentáveis: conceitos e aplicações
- 09h45: Coffee Break
- 10h:05 –Juliana D’ Ávila – Desmistificando ESG: urgência ou utopia?
- 11h: Lucas Bicalho – Inteligência artificial na construção civil
- 11:45: New Center/ PBGÁS -Insumos e Novas Energias
Intervalo
- 14h: Movimento Mais – Desenvolvimento de produto imobiliário com ênfase no controle de custos de obra e alta rentabilidade por meio da inteligência artificial.
- 15h: Léo Maia – Novas tendências na Arquitetura
- 15h50: Coffee Break
- 16h10: Tarso Duarte – Atuação da rede de atacado da Caixa Econômica na Paraíba e em todo Brasil
- 16h40: Suely Patrão – Novidades do Setor Imobiliário de Atacado da Caixa Econômica
- 17h: Fernando Guedes – Principais temas jurídicos do setor da construção em 2024
- 18h: Leonardo Barreto – Perspectivas para a construção civil a partir do encontro entre política e economia no Brasil
Comentários