icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Comunidade no Sertão paraibano reúne mais de dois mil representantes dos povos ciganos

Povos ciganos da etnia Calon habitam a região há mais de 40 anos. Festival Janinhar terminar neste sábado.

Publicado em 25/05/2024 às 15:14


				
					Comunidade no Sertão paraibano reúne mais de dois mil representantes dos povos ciganos
Festival Janinhar

Com mais de 300 famílias da etnia Calon, o município de Sousa, no Sertão paraibano, reúne uma grande comunidade cigana - a comunidade Cigana de Pedro Maia. Embora muitas vezes ainda sejam vítimas de preconceitos e estigmas, a comunidade mostra, por meio de suas expressões artísticas, que os ciganos reúnem uma riqueza única de sua própria história, cheia de diversidade cultural.

Para preservar a cultura e os valores desse povo, anualmente tem sido realizado o Festival Janinhar durante a semana em que se celebra o Dia Nacional do Povo Cigano, 24 de maio. Esse ano, o festival contou também com a Mostra Janinhar no Seminário de Educação de Povos Ciganos no Espaço Escolar.

Citação

"O Janinhar é uma expressão do nosso dialeto. Vem do saber, do conhecimento do povo cigano", destaca Pedro Alcântara, produtor e um dos idealizadores do evento.

Segundo ele, além de trazer à tona um povo que muitas vezes é esquecido, o festival também tem sua importância ao promover oportunidades para artistas ciganos, promovendo a circulação de renda entre os povos ciganos.

Pedro Alcântara conta que o festival teve início no rancho da comunidade e, depois, foi expandido para cidade de Sousa. "O principal objetivo do Janinha é, sobretudo, celebrar a diversidade cultural através da arte e promover a integração e o diálogo intercultural, promovendo artistas que são ciganos", explica Pedro.

No Brasil, as etnias mais conhecidas são a Calon, Sinti e Rom. A chegada dos Calon ao Brasil data do século XVI. Eles vieram, em sua maioria, deportados de Portugal, para fugir da perseguição. No entanto, o surgimento dos povos ciganos é bem mais antigo, tendo Índia e Egito citados como países de origem.

"Durante o festival, nós temos apresentações também de ciganos de outras cidades da Paraíba. Como aqui é a maior comunidade da América Latina, é muito mais viável os ciganos de fora virem para cá do que a gente levar a maioria para lá", explica Pedro. Segundo ele, esse ano o festival foi expandido através da inclusão da cidade de Condado na programação.

O presidente da Fundação de Cultura de Sousa, Augusto Ferraz, falou sobre a importância do Festival Janinhar para os povos ciganos. “Essa semana é de muita visibilidade para as comunidades porque marca a data do Dia Internacional dos Povos Ciganos. Em Sousa, há comunidades fixas desde 1963 e é evidente que é uma comemoração de todos os povos ciganos que residem na Paraíba. E por ser uma data especial, merece ser celebrada com diversas expressões artísticas como, dança, música, poesia, culinária e artesanato”, finalizou.

O Brasil tem o segundo maior número de ciganos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e Sousa tem a maior comunidade cigana da América Latina, com mais de dois mil representantes dos povos ciganos habitando a região há mais de 40 anos.

Imagem

Rafaela Gambarra

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp