MEIO AMBIENTE
Quiosque é multado por poluição ambiental em orla de João Pessoa
Sudema é a responsável pela ação, que vem combatendo a poluição na orla da capital paraibana.
Publicado em 29/05/2024 às 19:24
Um quiosque localizado na orla de Cabo Branco, no litoral de João Pessoa, foi multado por causa de poluição ambiental que pode resultar em danos à saúde humana. A autuação aconteceu nesta quarta-feira (29) e faz parte de operação da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para combater o despejo irregular de esgotos na orla da capital.
De acordo com a Sudema, uma análise bacteriológica de uma amostra foi coletada em uma primeira vistoria no Quiosque das Frutas, realizada no dia 18 de maio. Depois do resultado da análise, o órgão autuou o local com uma multa equivalente a 90 vezes o valor da Unidade Fiscal de Referência do Estado da Paraíba (UFR-PB).
O Jornal da Paraíba não conseguiu contato com o quiosque para obter um posicionamento sobre a autuação feita pela Sudema.
Ao todo, outros oito estabelecimentos foram autuados desde o início da operação da Sudema. Nesta semana, quatro estabelecimentos, entre eles um bar e um hotel que haviam sido embargados anteriormente, tiveram multas aplicadas pelo órgão novamente.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil com o objetivo de apurar a poluição ambiental registrada nas últimas semanas na orla de João Pessoa. A promotora do Meio Ambiente, Cláudia Cabral, pleiteia uma atuação mais rígida dos órgãos fiscalizadores e que os estabelecimentos poluidores sejam devidamente responsabilizados.
Comentários