icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PMJP lança sistema online com informações da Capital

Evento aconteceu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e contou com a presença do prefeito da Capital, Luciano Agra.

Publicado em 31/08/2010 às 16:05

Da Redação
Com Secom-JP


Na manhã desta terça-feira (31), a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lançou o Sistema de Informação Municipal 'Jampa em Mapas', um serviço que será disponibilizado gratuitamente via internet com dados sobre a infraestrutura da cidade. O evento aconteceu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e contou com a presença do prefeito da Capital, Luciano Agra, da secretária de Planejamento (Seplan), Estelizabel Bezerra, e de outros representantes do Governo Municipal, assessores e imprensa.

Inicialmente, a prefeitura disponibilizará informações territoriais e sobre o zoneamento da cidade, um serviço que promete otimização, agilidade, praticidade e descentralização. “Isso vai desonerar o serviço público, pois informações simples sobre a localização de determinado terreno, por exemplo, será possível acessar via internet, sem precisar se dirigir à prefeitura”, acrescentou a secretária.

Dados

Num primeiro momento, o novo serviço facilitará as consultas de planejadores e gestores urbanos, instituições de ensino e pesquisa, escritórios de arquitetura e engenharia, empresas e legisladores. Depois, toda a população terá acesso ao programa. O sistema é livre, ou seja, a pessoa não pagará por qualquer informação ali contida e pode ser acessado por meio do site da prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br).

No 'Jampa em Mapas' há informação espacial sobre a cidade, dados sobre os bairros, a hidrografia, os equipamentos públicos e os diversos setores que preenchem os 210,45 km² da Capital. Terá interoperalidade com outros órgãos governamentais (como alguns ministérios) e com sites como Google Earth e Google Maps. Por meio desse sistema, o usuário pode gerar mapas, visualizar overlays, calcular áreas e imprimir mapas, entre outros serviços. Futuramente, ele também poderá visualizar imagens de equipamentos e praças, modelo em 3D e zoneamento em vigor.

1ª Etapa

Nessa primeira fase do projeto, estão aptos a acessar o serviço os seguintes órgãos e entidades:

- Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci)
- Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea)
- Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
- Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon)
- Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE)
- Secretaria do Patrimônio da União (SPU, antiga GRPU)
- Ministério Público Estadual
- Ministério Público Federal
- Movimento de Luta pela Moradia
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP)
- Tribunal de Justiça (TJ)
- Correios
- Ibama
- Sudema
- Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP)
- Superintendência de Obras do Plano do Desenvolvimento do Estado (Suplan)
- Companhia de Industrialização Estadual da Paraíba (Cinep)
- Cagepa
- Secretarias municipais de João Pessoa

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp