VIDA URBANA
PMJP lança sistema online com informações da Capital
Evento aconteceu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e contou com a presença do prefeito da Capital, Luciano Agra.
Publicado em 31/08/2010 às 16:05
Da Redação
Com Secom-JP
Na manhã desta terça-feira (31), a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lançou o Sistema de Informação Municipal 'Jampa em Mapas', um serviço que será disponibilizado gratuitamente via internet com dados sobre a infraestrutura da cidade. O evento aconteceu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e contou com a presença do prefeito da Capital, Luciano Agra, da secretária de Planejamento (Seplan), Estelizabel Bezerra, e de outros representantes do Governo Municipal, assessores e imprensa.
Inicialmente, a prefeitura disponibilizará informações territoriais e sobre o zoneamento da cidade, um serviço que promete otimização, agilidade, praticidade e descentralização. “Isso vai desonerar o serviço público, pois informações simples sobre a localização de determinado terreno, por exemplo, será possível acessar via internet, sem precisar se dirigir à prefeitura”, acrescentou a secretária.
Dados
Num primeiro momento, o novo serviço facilitará as consultas de planejadores e gestores urbanos, instituições de ensino e pesquisa, escritórios de arquitetura e engenharia, empresas e legisladores. Depois, toda a população terá acesso ao programa. O sistema é livre, ou seja, a pessoa não pagará por qualquer informação ali contida e pode ser acessado por meio do site da prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br).
No 'Jampa em Mapas' há informação espacial sobre a cidade, dados sobre os bairros, a hidrografia, os equipamentos públicos e os diversos setores que preenchem os 210,45 km² da Capital. Terá interoperalidade com outros órgãos governamentais (como alguns ministérios) e com sites como Google Earth e Google Maps. Por meio desse sistema, o usuário pode gerar mapas, visualizar overlays, calcular áreas e imprimir mapas, entre outros serviços. Futuramente, ele também poderá visualizar imagens de equipamentos e praças, modelo em 3D e zoneamento em vigor.
1ª Etapa
Nessa primeira fase do projeto, estão aptos a acessar o serviço os seguintes órgãos e entidades:
- Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci)
- Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea)
- Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
- Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon)
- Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE)
- Secretaria do Patrimônio da União (SPU, antiga GRPU)
- Ministério Público Estadual
- Ministério Público Federal
- Movimento de Luta pela Moradia
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP)
- Tribunal de Justiça (TJ)
- Correios
- Ibama
- Sudema
- Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP)
- Superintendência de Obras do Plano do Desenvolvimento do Estado (Suplan)
- Companhia de Industrialização Estadual da Paraíba (Cinep)
- Cagepa
- Secretarias municipais de João Pessoa
Comentários