VIDA URBANA
Reforço na segurança: meta é reduzir 10% dos crimes violentos no Estado
Operação São João vai começar dia 1º de junho e espera reduzir crimes na Paraíba até o final das festas em 5 de julho.
Publicado em 23/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 18:56
A operação 'São João 2015' vai começar no dia 1º junho e tem como meta reduzir em 10% o número de Crimes Violentos Letais Internacionais (CVLI) e Crimes Violentos Patrimoniais em todo o Estado. As cidades de Campina Grande, Patos, Solânea e Bananeiras receberão reforço policial, assim como as demais cidades que promoverão festas ou eventos juninos. A ação vai envolver as forças de segurança do Estado, os comandos regionais e as unidades especializadas. O reforço na segurança vai até dia 5 de julho.
Segundo o coordenador de planejamento da Polícia Militar da Paraíba, tenente-coronel Montgomery Silva, a operação tem como objetivo reforçar a segurança no período de festividades que ocorrem no mês de junho e início de julho. Os comandos regionais irão avaliar as necessidades de cada polo e destinar efetivo de homens suficiente para ampliar a atuação da Polícia Militar, assegurar a ordem pública e promover a segurança dos paraibanos e turistas que irão transitar durante os festejos. "A meta é atuar em 100% dos municípios do Estado que promoverão festas, como São João e São Pedro. Emitimos uma diretriz estratégica para os comandos regionais responsáveis pelos planos operacionais, justamente para que sejam programados a quantidade do efetivo", garantiu.
Para o major Lucas, responsável pela comunicação da Polícia Militar, a previsão é que ainda essa semana a quantidade de policiais já seja definida para atuar na operação. "Finalizamos o planejamento estratégico, definimos as metas, e agora iremos iniciar o planejamento operacional onde será determinado as cidades e a quantidade de policiais. Cada comando geral vai definir o seu efetivo mediante a quantidade de cidades que irão realizar festas. A intenção é reforçar o policiamento nessas cidades, tendo em vista a maior circulação de público nesses locais", revelou.
Ainda conforme o tenente-coronel Montgomery Silva, a operação 'São João 2015' vai focar em atender as festividades públicas, sejam tanto de ordem governamental como particulares. "Daremos o suporte necessário no sentido de atender todos os polos, com atenção especial para as que estão previstos maiores fluxos de pessoas", concluiu.
Os policiais irão realizar operações nas cidades que integram os três Comandos Regionais: Grande João Pessoa, Campina Grande e Patos. Terão como foco os indivíduos que se aproveitam dos eventos públicos no período para agir nas aglomerações para praticar delitos. "A polícia vai disponibilizar patrulhamentos ostensivos tanto a pé como em motos, sempre nos horários dos eventos", ressaltou Montgomery Silva.
Comentários