icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuvas devem continuar no Cariri e Sertão da Paraíba nesta sexta

Ontem (23), agência registrou precipitações em 87 cidades paraibanas. Em Olho D'Água foram 85,8 milímetros.

Publicado em 24/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 13:35

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou chuva em 87 cidades paraibanas ontem e a previsão é de mais precipitações ao longo do dia de hoje e de amanhã. Dentre as áreas mais propícias em receber as chuvas estão as regiões do Cariri e do Sertão do Estado, que até o final do mês de maio devem continuar recebendo água que, segundo a Aesa, servirá para recarregar os reservatórios de diversas localidades.

Das 87 estações de chuva, as maiores precipitações foram registradas no Sertão. A cidade de Olho D'água foi a que teve o maior índice com 85,8 milímetros (mm). Juru registrou 81 mm, assim como São José do Sabugi que recebeu 74,4 mm. Já em Campina Grande o registro de chuva foi de 15,2 mm, primeiro registro de chuva ao longo de todo o mês de abril. Segundo Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, existe possibilidade de chuva até amanhã em todo o território paraibano. Hoje, no Agreste, Brejo e Litoral podem ocorrer chuvas a qualquer hora do dia.

“Por conta da formação de nuvens carregadas, algo frequente nesta época do ano, podem ocorrer trovoadas. Isso está acontecendo por conta do aglomerado que vem do Oceano Atlântico em direção à costa do Nordeste, o que aumenta a possibilidade de novas precipitações desde o Litoral, passando pelo Brejo e Agreste, e chegando principalmente no Sertão paraibano", disse Marle Bandeira.

Essa possibilidade de novas chuvas apontam para um melhor cenário nos reservatórios de água do Agreste e Cariri. De acordo com Alexandre Magno, diretor da Aesa em Campina Grande, o açude de Boqueirão, principal manancial da região, está com apenas 20% do seu volume, o que o colocou em um estágio de plana observação. Contudo, ele explicou que esse tipo de classificação de atenção não deve permanecer nos próximos dias, já que existe a possibilidade real do açude receber água nos próximos dias.

“Esse estado de alerta quando um açude atinge 20% de sua capacidade é mais uma convenção para diferenciá-lo dos demais reservatórios. Quando se trata de Boqueirão, não há a necessidade ainda de uma atenção especial, principalmente porque devido à chuva naquela região, há a possibilidade real dele receber uma importante recarga de água, o que estamos esperando que aconteça em breve”, explicou Alexandre Magno.

Temperatura
Para o Agreste, a previsão para hoje é que a temperatura máxima chegue aos 31ºC e a mínima, aos 21ºC. No Brejo, a máxima registrada deverá chegar aos 30ºC e a mínima, aos 20ºC. Na região do Cariri e Curimataú, a máxima deverá chegar aos 33ºC e a mínima, aos 20ºC.

No Litoral, a máxima deverá ficar em torno dos 31º C e a mínima, próximo dos 23ºC. No Alto Sertão, a máxima deverá chegar aos 34ºC e a mínima, aos 21ºC. No Sertão, a previsão é que a máxima seja de 35ºC e a mínima, de 21ºC.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp