QUAL A BOA?
Banda paraibana une rock progressivo com elementos do Sertão nordestino em novo clipe
Cilpe de "Invernia" está disponível no canal da banda paraibana Arlequim.
Publicado em 26/07/2024 às 20:39 | Atualizado em 30/07/2024 às 12:48
A banda paraibana Arlequim lançou nesta sexta-feira (26) o videoclipe da música “Invernia”, gravado na zona rural de Cajazeiras. Com direção do cineasta Maycon Carvalho e estrelado pelo ator Moab Rolim, o clipe traz a essência do que o grupo tem feito em 18 anos de carreira: a união do rock progressivo com elementos da cultura nordestina, especialmente do Sertão.
“Invernia” foi composta por Paccelli Gurgel, membro-fundador da banda, no início da década de 2000 e esteve presente no repertório de shows do Arlequim. Em 2023, foi lançada como single, incluindo um trecho com a voz de seu compositor, que faleceu em 2010. O clipe está disponível no canal da banda no YouTube.
“Eu acho que ‘Invernia’ é uma canção muito representativa do tipo de som que a banda faz, com essa proposta, tanto sonora quanto poética. É muito a cara do Paccelli, que foi o compositor dela, que acho que muito do que ele via como arte está colocado ali. Ele busca uma universalidade, mas sentindo o chão que pisa. Esse legado dele ficou para o Arlequim de uma forma permanente”, afirmou Diego Nogueira, baixista e vocalista da banda.
O clipe retrata um jovem agricultor que encontra um objeto pertencente ao seu falecido pai, símbolo da contracultura dos tempos de outrora. O protagonista começa a restaurar o artefato, mas precisa se dividir entre o trabalho diário nas terras semiáridas que florescem após um bom inverno. Com isso, o jovem protagoniza uma tormenta psicodélica de autodescoberta e conexão com suas raízes.
A produção é uma realização da Imersivo Produtora, de Cajazeiras, e contou com o apoio da Lei Paulo Gustavo do Estado da Paraíba.
Sobre a banda paraibana Arlequim
Arlequim é uma banda de Cajazeiras, Paraíba, fundada em 2006. Sua proposta ao longo dos anos foi – e ainda é – dispor ao público uma revista do Rock, que busca o diálogo entre diversos subgêneros deste universo.
Ao mesmo tempo e em diversos momentos, incluindo seu trabalho autoral, procura integrá-los às sonoridades brasileiras, sobretudo aquelas paridas e adaptadas nos sertões nordestinos.
Coco, martelos, ponteios se juntam ao blues, ao hard rock e ao rock progressivo para soar o mundo a partir do sertão paraibano. A banda atualmente é composta por Diego Nogueira (baixo e voz), Vandilson Lima (guitarra e voz), Jarson Lucas (guitarra) e Jefferson Alexandre (bateria), e possui um histórico de apresentações pelos sertões da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, além de capitais como João Pessoa e Fortaleza.
Comentários