VIDA URBANA
Bando explode banco e posto avançado na PB
Alvos dos criminosos estavam localizados nos municípios de São Vicente do Seridó, na Borborema, e Jericó, Sertão paraibano.
Publicado em 09/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:41
Um posto avançado de atendimento e uma agência bancária do Bradesco foram explodidos em cidades do interior da Paraíba, na madrugada de ontem. Os alvos estavam localizados nos municípios de São Vicente do Seridó, na Borborema, e Jericó, Sertão paraibano. Os dois casos aconteceram por volta de 3h.
Em São Vicente do Seridó, os bandidos roubaram aproximadamente R$ 120 mil. A polícia não divulgou a quantia levada em Jericó. Estas são as primeiras explosões em bancos registradas em 2014. Nenhum criminoso envolvido nas ações foi localizado.
Segundo informações do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Cuité, responsável pela segurança em São Vicente do Seridó, dois carros e uma moto foram utilizados na ação contra o posto avançado do Bradesco, por bandidos fortemente armados e encapuzados, que atiraram várias vezes para o alto durante a fuga. A agência ficou completamente destruída com a explosão, que atingiu e derrubou ainda o telhado de uma loja de roupas, localizada ao lado do banco. Esta mesma agência foi explodia no dia 11 de outubro do ano passado. Segundo moradores, foi a sexta vez que o banco foi alvo de bandidos.
Já em Jericó, conforme relatou o delegado James Cílkaro Costa, responsável pelo caso, todos os caixas eletrônicos que funcionavam na agência foram explodidos e o local ficou internamente destruído com a estrutura externa danificada. Ele não soube informar quantos criminosos participaram da explosão nem quanto foi roubado da agência. “Mobilizamos policiais civis e militares, de Jericó e outros municípios para tentar localizar o bando. Uma perícia foi feita no local para avaliar os danos e investigar quanto foi levado pelos criminosos”, disse.
Testemunhas informaram que quepelo menos 10 homens invadiram a cidade de madrugada para explodir a agência. Conforme o relato, o grupo se dividiu e enquanto alguns deles ficaram de vigilância no pelotão da PM, outros se dirigiram até a agência para montar os explosivos.
QUATRO ATAQUES REGISTRADOS EM 2014
Com as explosões, já são quatro ocorrências contra bancos na Paraíba em 2014. O primeiro caso foi registrado em João Pessoa, quando um cliente foi assaltado ao deixar a agência do Santander que funciona na Avenida Epitácio Pessoa, Centro da cidade.
Na última segunda-feira, o alvo foi o correspondente bancário da Caixa Econômica Federal no município de Coxixola, Cariri paraibano, que foi arrombado por bandidos ainda não identificados que fugiram levando o dinheiro do estabelecimento.
No ano passado, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Paraíba revelou que ocorreram 129 ataques contra 63 em 2012 em todo o Estado.
Comentários