CONVERSA POLÍTICA
Drible no placar: deputados marcam presença no painel e não participam de votação na ALPB
Sessão plenária na ALPB foi realizada nesta terça-feira (3), após 15 dias sem votações na Casa.
Publicado em 03/09/2024 às 16:26 | Atualizado em 03/09/2024 às 20:11
Após 15 dias sem sessão de votação, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se reuniram em plenário nesta terça-feira (3). Foi a segunda desde o início de agosto, quando o presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), decidiu reduzir os trabalhos para que os parlamentares tivessem mais tempo para circular na campanha eleitoral.
Apesar do quórum de 32 presentes no painel, a maioria marcou presença de forma remota e não participou efetivamente da votação de algumas matérias importantes, como vetos do Executivo.
Na análise dos vetos, estavam no painel como presentes, mas não votaram, três deputados que concorrem a prefeituras nas eleições deste ano: Chico Mendes (PSB), em Cajazeiras; Inácio Falcão (PCdoB), em Campina Grande; e Luciano Cartaxo (PT), que concorre em João Pessoa.
O deputado Eduardo Brito (SD), que está em campanha a prefeito de Mamanguape, não compareceu à sessão. Também não foram hoje Bosco Carneiro (Rep), Dinho Papaléguas (PSDB) e Jane Panta (PP).
Dos deputados que estão na disputa, apenas Wallber Virgolino (PL), candidato a prefeito de Cabedelo, esteve presente e de forma presencial.
Matérias aprovadas
Apesar do 'drible no placar', os deputados derrubaram o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 216/2023, de autoria da Deputada Francisca Motta, que "Institui a campanha de conscientização, incentivo, diagnóstico e tratamento do Transtorno do Processamento Sensorial - TPS, na rede pública de saúde do Estado da Paraíba e dá outras providências".
Dentre os projetos aprovados está um de autoria do presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, que Institui a Política Estadual de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar.
Os deputados aprovaram também um projeto, de autoria da deputada Camilla Toscano, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo.
Comentários