VIDA URBANA
Colorido dos ipês já embeleza ruas e avenidas de Campina Grande
Nas proximidades do Canal do Prado a beleza dos ipês já está tomando conta do cenário e encantando quem passa pelo local.
Publicado em 29/10/2015 às 15:53
Há quem esqueça o fenômeno e só depois perceba que o mundo a sua volta está mais colorido. Mas há também quem espere por ele ansiosamente a cada ano, marcando o início de um tempo mais leve e feliz. Assim é o aparecimento dos ipês em Campina Grande. As flores rompem com a correria e o trânsito estressante e embelezam as vias surpreendendo quem estava acostumado a se deparar somente com galhos secos. Nas proximidades do Canal do Prado, por exemplo, a beleza dos ipês já está tomando conta do cenário e encantando quem passa pelo local.
A leveza trazida pela floração é um convite para passeios e atividades ao ar livre. A funcionária pública Juliana Gomes afirmou já ter notado a diferença na arborização nos últimos dias. “A cidade ganha um ar mais feliz, começamos a ver flores bonitas e até parar no trânsito ou andar pela cidade começa a ser mais prazeroso”, reflete Juliana.
O ambientalista Roberto Almeida explica que nesse período, de fato, o que fica mais evidente são os ipês, mas também as acácias, arbustos e outras florações. “A primavera traz muitas coisas boas. Depois de um tempo da presença dessas flores, elas tendem a cair, formando um tapete de flores coloridas em alguns pontos da cidade”, comentou. Segundo Roberto, cerca de 98% dos ipês que predominam em Campina Grande são cor de rosa.
Já em relação ao clima, as variações acontecem de forma tímida na Paraíba, devido à proximidade do Estado com a linha do Equador. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a tendência é que as temperaturas se elevem gradativamente, anunciando também a chegada do verão.
“Durante a primavera as temperaturas mínimas se concentram no Cariri, no período da madrugada, com 17 graus, e as máximas, no Sertão, onde a temperatura pode chegar a 36 graus”, explicou. Ainda segundo a meteorologista, a época não concentra chuvas e se estende até o dia 22 de dezembro, quando tem início o verão.
Comentários