ESPORTES
Atacante paraibano Paulo Henrique disputa final da Copa da Holanda
Do CSP da Paraíba para o Atlético/MG até o Heerenveen da Holanda, jogador de 20 anos de origem humilde é o segundo artilheiro do time disputa título inédito de campeão.
Publicado em 17/05/2009 às 11:43
Karoline Zilah
Ele tem apenas 20 anos de idade, é garoto de origem humilde, nascido em João Pessoa, mas tem conquistado os holandeses com a sua performance como atacante no clube de futebol Heerenveen, pelo qual disputa o título inédito de campeão da KNVB Beker, também chamada Copa da Holanda. O paraibano Paulo Henrique Carneiro Filho é uma das esperanças de gol na partida decisiva contra o Twente neste domingo (17), a partir das 14h (horário de Brasília).
A família, que mora em João Pessoa, é só expectativas para a grande final deste domingo. Para acompanhar de perto a performance do prodígio, o pai Paulo Henrique Carneiro, o primo, Diogo Lima, e o empresário Frederico Pena embarcaram para a Holanda, onde dão apoio emocional ao jogador.
Para o pai coruja, que está em território europeu pela terceira vez, há motivos de sobra para ficar orgulhoso: o filho é um dos principais atacantes do SC Heerenveen na temporada, marcando 13 gols nas três competições que disputou: Campeonato Holandês, Copa da Holanda e Copa Uefa.
Para se ter uma ideia do desempenho do atacante na Europa, no Campeonato Holandês 2008/09 ele registrou a marca de segundo maior artilheiro do SC Heerenveen. Em 25 jogos, o pessoense balançou as redes 10 vezes. Apenas o meia atacante Pranjic, o camisa 10 da equipe, marcou mais: 16 gols em 29 jogos, sendo 6 gols de pênalti.
Segundo relatos da família, foi com muito esforço que os pais de origem pobre conseguiram incentivar a carreira de Paulo Henrique. Ainda menino, ele saiu de João Pessoa no ano de 2004 para disputar em São Paulo um campeonato pelo time pessoense CSP, dos bairro dos Funcionários.
Foi lá que ele despertou a curiosidade dos olheiros Ricardo e Ademir para as categorias de base do Atlético/MG e foi convidado para vestir a camisa do clube, por onde acabou jogando 113 partidas e marcando 75 gols pelas equipes infantil e juvenil.
Em 2007, após três anos de experiência, foi contratado como profissional pelo Atlético/MG, pelo qual jogou 13 partidas, sendo cinco como titular, e marcou três gols. Sua ascensão não tardou a chamar a atenção dos times europeus, que estão sempre de olho nos talentos em início de carreira no Brasil. O time mineiro negociou a ida do craque para o Heerenveen, da Holanda, onde ele chegou com 18 anos e tem contrato atualmente até 31 de agosto de 2012.
Agora, após participações na Liga Europa (novo nome dado à Copa Uefa) e no Campeonato Holandês, Paulo Henrique chega à final da Copa da Holanda contra o FC Twente. A família e os profissionais da área garantem que a velocidade é dos maiores atributos do atacante. Realizado parcialmente como jogador profissional, ele não hesita em afirmar qual é o seu grande objetivo: chegar à seleção brasileira de futebol.
Comentários