icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Justiça libera obras do Parque da Cidade em João Pessoa

Decisão ocorre após prefeitura apresentar documentos voltados para preservação do Meio Ambiente

Publicado em 02/11/2024 às 7:15 | Atualizado em 02/11/2024 às 7:29


				
					Justiça libera obras do Parque da Cidade em João Pessoa
Parque da Cidade. Foto: Secom-JP/Arquivo/Maquete 3D. Angélica Nunes

Uma decisão da juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos, da 6ª Vara de Fazenda Pública da Capital, liberou a continuidade das obras do Parque da Cidade - que está sendo construído pela prefeitura de João Pessoa na área onde funcionava o antigo aeroclube.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (01).

A obra havia sido suspensa pela Justiça em junho deste ano, após uma ação de uma ONG que questionou a existência de riscos ambientais e a falta de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) no projeto.

Dias atrás, contudo, a 6ª Vara da Fazenda Pública já tinha considerado que a apresentação do EIA seria desnecessário, com base em um parecer da Sudema e da Seman.

Os órgãos argumentaram que a área possui menos de 100 hectares, sendo o bastante a realização de um Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e de um Plano de Controle Ambiental (PCA). Foi dado um prazo para a PMJP apresentar esses documentos, o que foi feito pelo município.

“De uma área privada de uso restrito para pouso e decolagem de aviões de pequeno porte passa para uma aérea pública e de uso comum pela sociedade, resultando, dessa forma, em um espaço útil, agradável, verde, com uma convivência entre os homens, animais e vegetais, pois com a elaboração do projeto do parque, ao seu término, teremos arvores, plantas, pássaros, insetos, dentre outros animais e vegetais que se aninharão no novo espaço”, escreveu a juíza.

Desse modo, em suma, o ponto central da demanda gira em torno dos possíveis impactos ambientais, entretanto, com os estudos apresentados pelo Município verifica-se que não há os danos ao meio ambiente apontados pela parte autora”, conclui a magistrada.

A área de laguna, conforme a decisão, não está incluída no espaço onde serão executadas as obras do parque. Continuará sendo particular.

O histórico sobre o caso

No último dia 26 de junho, a juíza Érica Virgínia da Silva Pontes, da 6ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, atendeu pedido do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas e determinou que a prefeitura da suspenda as obras do Parque da Cidade

A entidade apontou riscos para preservação ambiental na área com os serviços, dentre eles o risco com incêndio e extração ilegal de madeira no local e, principalmente, com o aterramento da Laguna que, conforme a decisão, "abriga uma enorme diversidade de fauna e flora".

A decisão ocorreu no mesmo dia em que o prefeito Cícero Lucena (PP) assinou a ordem de serviço para a segunda etapa da obra, que prevê a requalificação de mais vias do entorno, ciclovias, estacionamento, além da implantação de um túnel que interligará os bairros Aeroclube e Manaíra.

Em julho, a prefeitura de João Pessoa recorreu à Justiça para tentar destravar as obras do Parque da Cidade. Ambientalistas recusaram plano da prefeitura e a Justiça cobrou a apresentação de um estudo de impacto ambiental.

A prefeitura também recorreu ao Tribunal de Justiça, mas o desembargador José Ricardo Porto, decidiu que os fatos alegados pelo Município são insuficientes para uma deliberação, sendo imprescindível a produção de provas, principalmente o estudo de impacto ambiental.

No início de outubro, o Instituto entrou na Justiça, após gravar máquinas circulando no canteiro de obras. A Justiça concedeu prazo para explicação da prefeitura, que recorreu, conseguindo destravar a obra.

Parque da Cidade. Foto: Secom-JP/Arquivo/Maquete 3D

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp