icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cores usadas no luto são diferentes ao redor do mundo

Colunista Agda Aquino fala sobre moda e comportamento para o Dia de Finados. Saiba quais são as cores usadas para expressar o luto em diversas culturas do mundo.

Publicado em 31/10/2009 às 7:31

Agda Aquino*
Especial para o Paraíba1

Segunda-feira que vem é dois de novembro, dia de finados, feriado nacional. É o dia em que, tradicionalmente, nos recordamos e homenageamos aqueles que se foram. Para nós, ocidentais, colonizados por portugueses, o luto é um tempo de privação e tristeza e a cor que marca esse período é o preto.

O preto como cor do luto nas culturas ocidentais tem sua origem nos povos romanos, que usavam uma espécie de toga preta básica nessas situações. Depois foi adotada pela Igreja Católica e daí para se espalhar foi um pulo.

A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido. Vale lembrar que o roxo durante muito tempo também esteve associado aos hábitos de luto na nossa cultura, só que vem sumindo gradativamente.

Mas se engana quem pensa que é assim por toda parte. As cores das roupas usadas no luto variam muito em diferentes lugares. Em algumas culturas orientais, como a indiana, o branco é que representa o luto e que evoca o silêncio. Isso foi mostrado recentemente na novela Caminho das Índias, da Rede Globo. Quem também adota essa cor são os povos da China e do Japão.

Mas a variedade não para por aí. No Egito, por exemplo, é comum se usar o amarelo – a cor das folhas secas - para sinalizar que se chora a morte de alguém. Na Tailândia se adota o roxo e no Iran o azul.

Na Síria é o azul celeste, a cor do céu para onde se deseja que os mortos vão. Já na África do Sul, alguns povos costumam usar o vermelho para simbolizar a perda de membro da comunidade.

Hoje em dia o uso do preto no Brasil tem caído em desuso, apesar de ainda estar presente. Ele vem sendo substituído aos poucos pelo branco, que para nós simboliza a cor da paz, principalmente em casos de mortes violentas. É cada vez mais comum reparar pessoas com camisetas brancas com alguma mensagem de paz em enterros e celebrações religiosas. Nos resta torcer para que esses pedidos de paz surtam efeito.

Se você é curioso por moda na televisão, acesse meu blog, o T.e.V.i. www.blogtevi.blogspot.com.

* Agda Aquino é jornalista formada pela UFPB com formação em Design de Moda. Fez especialização pela Universidade Potiguar, onde pesquisou a relação da moda com a comunicação e com a credibilidade. É mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN, onde estuda a moda utilizada pelo jornalista de televisão.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp