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SAÚDE

Nestlé Brasil retira do mercado lotes de alimento para bebês por causa de alto nível de toxina

Lotes do 'Meu Primeiro Lanchinho' vão ser destruídos e não devem ser consumidos.

Publicado em 02/12/2024 às 11:13


				
					Nestlé Brasil retira do mercado lotes de alimento para bebês por causa de alto nível de toxina
Nestlé do Brasil anuncia recall de produtos. Nestlé/Divulgação

Lotes do produto "Meu Primeiro Lanchinho", da marca Mucilon, estão sendo recolhidos em todo o país pela Nestlé Brasil, a empresa responsável pelo produto. A medida foi tomada depois que foram encontrados nos alimentos níveis elevados de aflatoxina, uma toxina produzida por fungos.

O problema afeta alguns lotes específicos do produto que são comercializados em pacotes de 35g, nos sabores "Morango e Banana" e "Laranja & Banana".

Segundo a empresa, o problema foi identificado “durante análises de qualidade de rotina”. A Nestlé informou ainda que o consumo de alimentos com níveis aumentados dessa substância podem provocar problemas à saúde.

A Nestlé explica, entretanto, que não há riscos a curto prazo e que a medida é tomada de forma preventiva para evitar problemas futuros.

De acordo com a empresa, a intoxicação por aflatoxinas pode acontecer de forma aguda (quando há ingestão de altas quantidades em período curto) ou crônica (quando há ingestão prolongada e contínua). E que, pela quantidade da toxina encontrada nos lotes, não há risco de toxicidade aguda. A medida, portanto, é para evitar eventuais toxidades crônicas com o passar do tempo.

Vendas suspensas

A Nestlé informou que descobriu o problema durante análises de qualidade de rotina, e que tão logo a inconformidade foi detectada, a distribuição e comercialização desses lotes foi suspensa.

A partir daí, todos os produtos afetados tiveram sua distribuição e comercialização suspensa e segundo a empresa serão destruídos.

A empresa fala também em "incidente isolado" e classifica a segurança e a qualidade dos alimentos como "prioridade máxima".

"Como parte dos nossos esforços contínuos para melhorar, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir que [o problema] não ocorra novamente", destaca comunicado da empresa.

Por fim, a Nestlé do Brasil pediu para que o consumidor que eventualmente tenha algum dos produtos afetados não o consuma. E que entre em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso. Os canais são o e-mail [email protected] ou o telefone 0800-761-2500. De segunda a sexta, das 8h às 17h.


				
					Nestlé Brasil retira do mercado lotes de alimento para bebês por causa de alto nível de toxina
Saiba como identificar o número do lote. Nestlé/Divulgação

Lotes afetados

Meu Primeiro Lanchinho - Morango e Banana

42391228 E1
42391228 E2
42401228 E1
42401228 E2
42411228 E1
42411228 E2
42461228 E1
42471228 E1
42471228 E2
42481228 E1
42481228 E2
42491228 E1
42501228 E1
42901228 E1
42911228 E1

Meu Primeiro Lanchinho - Laranja e Banana

42531228 E1
42531228 E2
42541228 E1
42541228 E2
42551228 E1

Imagem

Phelipe Caldas

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