CULTURA
Afinal, quantos anos tem Jorge Ben Jor?
Para muitas fontes, cantor fez 70 anos no domingo (22); outros afirmam que ele teria 76.
Publicado em 23/03/2015 às 8:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 13:05
Vestido com as roupas e as armas de Jorge da Capadócia, o nosso brasileiro Ben Jor celebrou, neste domingo (22), mais um ano de vida. Mas, a idade, não se sabe ao certo. Ele não revela. Há correntes que defendem que ele nasceu em 1939. Outras, em 1942, e ainda, 1945.
A polêmica em torno do ano de nascimento do cantor paira no ar desde 2009, quando surgiu a primeira menção dos seus presumidos 70 anos. Caso a data esteja certa, hoje o cantor e compositor estaria completando 76 anos. Para sustentar a tese que ele teria nascido em 1942, existe o fato de que, aos 18 anos, ele serviu ao Exército. Segundo o site MPBnet, foi neste período que sua mãe o presenteou com um violão e um método para principiantes.
Samba Esquema Novo, seu primeiro disco, é de 1963. Tomando por base que ele teria nascido em 1945, Ben Jor teria lançado o álbum com 18 anos, justamente quando começava a aprender a tocar violão. Incoerente.
Mesmo assim, há quem celebre os 70 anos do papa do samba-rock brasileiro neste domingo. Esquecendo a polêmica da idade, o que se tem de preciso é a informação de que, há mais de 50 anos, o cantor e compositor se dedica à música brasileira. Ele pensa em se afastar dos palcos com tanto tempo de carreira? De jeito nenhum.
Jorge Ben Jor irá se apresentar no Baile Perfumado, em Recife, no próximo dia 28. Dono de uma das maiores discografias do país, Jorge Ben Jor contabiliza hoje mais de trinta álbuns lançados, entre trabalhos ao vivo e de estúdio.
Entre os melhores discos gravados pelo cantor, o músico paraibano Toninho Borbo diz que seu favorito é A Tábua de Esmeralda, lançado em 1974.
"Foi o mais interessante que ele já fez. Além do Jorge Ben Jor ter uma das maiores discografias da música brasileira, suas obras foram muito importantes. Esse disco foi revisitado recentemente para a nova geração da música brasileira. As canções estão sendo tocadas por varios DJs mundiais. É uma nova redescoberta do Jorge Ben", conta.
Para o cantor e compositor Gustavo Limeira, o disco em parceria com Gilberto Gil, Ogum Xangô (1975), entra na seleção dos melhores do Ben Jor. "O disco tá recheado com músicas conhecidas com versões de qualidade mântricas. São canções de 8 ou 10 minutos de duração, mas você não cansa de ouvir".
Jorge Ben Jor pode ser considerado um dos nomes mais importantes da música popular brasileira. Com o uso da batida única do violão, ele trouxe os ritmos do samba com andamento do rock, referência para vários artistas.
Comentários