icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Profissões modernas estão em alta na PB

Fazer moda ou gastronomia é garantia de boa remuneração e ampla oferta de emprego.

Publicado em 13/05/2012 às 8:00

Há cerca de 10 anos, eram poucas as faculdades que ofereciam cursos de moda, design de interiores e gastronomia. Ainda bem que os tempos mudaram. A falta de profissionais qualificados nessas áreas, fez com que esses cursos decolassem. Atualmente, fazer moda, design ou gastronomia, é garantia de boa remuneração e ampla oferta de emprego.

E o que se vê em João Pessoa é que o curso de moda está na moda. Parece redundante, mas não é. O mercado passou a exigir profissionais qualificados para ocupar as vagas que antes eram preenchidas por quem apenas 'entendia' um pouco do assunto. Em João Pessoa, o curso é oferecido em duas instituições: Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

O professor Leonardo Mendonça, coordenador do curso na Funetec-PB, disse que o grande objetivo de quem faz o curso é a qualificação. “A procura tem sido bem intensa. A maioria dos alunos já tem uma graduação e procura o curso técnico que tem uma duração mais curta e prepara para a atuação imediata no mercado de trabalho”, frisou.

Na avaliação do professor, o mercado de moda na Paraíba se expandiu. “Dentro dessa realidade, temos várias oportunidades no mercado, a exemplo de figurinista, produtor de editorias de moda, estilista, dentre outros”, comentou. A média salarial do profissional de moda também é variável, mas nunca é abaixo de quatro salários mínimos, conforme informou Mendonça.

No curso, os alunos veem disciplinas como fundamentos da moda, iniciação a desenho, área de produção, tendências da moda, técnicas de modelagem, marketing de moda, conhecimento da cultura regional, dentre outras.

“Os estudantes também assistem aulas de informática, que é a ferramenta mais requerida no mercado atual”, afirmou. Ao final do curso, o aluno precisa criar uma pequena coleção de moda, como trabalho final.

Para Adelian Teixeira, o curso de moda é a concretização de um sonho. “Sempre gostei de ver uma vitrine bem arrumada, uma pessoa bem arrumada, e desde então tive vontade de cursar moda”, revelou. Ela disse que quando as aulas começaram, seu pensamento mudou. “Nossa, é um universo muito grande. Você não tem noção do que é o mundo da moda antes de começar a estudar”, afirmou.

A estudante trabalha em negócio próprio, confeccionando roupas. “Procuro aplicar o conhecimento do curso na prática diária. Moda não é fútil, como muitas pessoas pensam. A moda é bem mais que uma bela roupa. A moda está no conjunto”, opinou Adelian, que conclui o curso em dezembro deste ano. Dentre as criações da estudante estão vestidos longos, combinação de shorts com camisas para o uso diário, etc. Quando terminar o curso, Adelian pretende montar o atelier próprio.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp