COTIDIANO
Candidato a vereador envolvido em fraude do INSS
Edson Daniel Ramos era radialista e apresentava um programa de rádio chamado ‘A Hora do Aposentado’.
Publicado em 08/10/2011 às 6:30
Entre os cinco funcionários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) presos durante a operação ‘Agendamento Virtual’ está um pré-candidato a vereador em Campina Grande.
Edson Daniel Ramos, mais conhecido como Edinho do INSS, também era radialista e apresentava um programa de rádio chamado ‘A Hora do Aposentado’, lema que pretendia usar como slogan na campanha eleitoral de 2012.
Edson trabalhava na Agência da Previdência Social do bairro Dinamérica, onde um vigilante do INSS também foi detido sob suspeita de participação no esquema. Com o servidor público, foram apreendidos dois veículos e vários documentos.
As provas ainda estão sendo avaliadas pela Polícia Federal que terá até o próximo dia 19 para concluir o inquérito, prazo que poderá ser ampliado para mais 15 dias.
A operação prendeu 23 pessoas acusados de provocar um rombo de R$ 10 milhões na Previdência Social. O esquema falsificava documentos para obter aposentadorias e pensões fraudulentas, e ainda conseguiu obter empréstimos consignados usando aposentados ‘fantasmas’.
Será investigada ainda se a concessão de aposentadorias fraudulentas também era usado como moeda de troca eleitoral. Além do pré-candidato a vereador em Campina, Edinho do INSS, outro político também foi detido. Douglas de Farias Ramos, ex-candidato à prefeito em São João do Cariri. Existe ainda o gerente de uma agência do Banco do Brasil entre os envolvidos, mas que não teve o nome divulgado pela polícia.
O superintendente do INSS no Nordeste, João Maria Lopes, adiantou que vai solicitar a exoneração dos servidores envolvidos.
Comentários