icon search
icon search
home icon Home > bichos
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

BICHOS

Faxina correta da casa evita crise alérgica e possíveis problemas respiratórios

Pessoas alérgicas devem evitar acúmulo de objetos dentro de casa, principalmente no quarto. 

Publicado em 21/02/2016 às 14:00

Alérgica desde criança, a aposentada Glória Pordeus, 53 anos, viu os problemas respiratórios serem agravados após se tornar portadora de Lupos, devido à baixa imunidade relacionada à doença. Com isso, ela precisou redobrar os cuidados na hora de organizar a casa. Especialistas alertam que pessoas alérgicas devem evitar acúmulo de certos objetos, principalmente no quarto, e invés de usar vassoura para limpar o chão, deve-se usar um pano úmido, e repassam dicas de como manter o domicílio limpo sem comprometer a saúde.

Glória Pordeus disse que segue orientações médicas de como organizar a casa para não sofrer com crises alérgicas devido à poeira, ácaros e fungos, como mofo.
“Eu não varro a casa convencionalmente, primeiro passo um pano úmido, porque os microorganismos que causam alergia ficam no ar junto com a poeira que sobe quando usamos a vassoura. Também não uso tapetes e cortinas e uso capas protetoras no colchão e travesseiros, além de lavá-los com frequência para evitar a proliferação de ácaros”, contou.
De acordo com a médica alergista e imunologista Renata Cerqueira, as pessoas alérgicas devem evitar acúmulo de objetos dentro de casa, principalmente no quarto.
“Quem tem quadros alérgicos deve evitar acervo de livros, revistas e bichinhos de pelúcia, além de plantas, ventilador, tapetes e cortinas”, orientou.
Outra recomendação importante repassada por Renata Cerqueira é manter colchões e travesseiros encapados com material impermeável, “pois os ácaros se acumulam desde os primeiros meses de uso e a limpeza deve ser feita com pano úmido e produtos sem cheiro forte”. “Tem que evitar varrer. O aspirador de pó pode ser usado, mas os filtros comuns não conseguem reter totalmente os ácaros, por isso o pano úmido é mais indicado. Também é recomendável evitar animais domésticos dentro de casa”, disse.
Para facilitar a limpeza da sala, por exemplo, a especialista alerta que é preferível o couro natural ou sintético para forração dos estofados, mas caso sejam de tecido, o ideal é usar sobre eles mantas decorativas que protegem os móveis e podem ser lavadas toda semana. Já no quarto, é aconselhável usar nos travesseiros e sobre o colchão um protetor impermeabilizado que deve ser trocado e lavado, no mínimo, a cada 15 dias.
“Embaixo da pia de cozinha é um local que muitas vezes tem um maior acúmulo de umidade, o que facilita a proliferação de bactérias e cria um odor desagradável. A sugestão é colocar produtos industrializados que absorvam a umidade, que podem ser encontrados em supermercados, ou mesmo o giz escolar, que tem a mesma finalidade e é mais barato”, afirmou.
É importante evitar produtos de limpeza muito perfumados e aromatizadores de ambientes, dando preferência a produtos naturais, como bicarbonato e vinagre branco, e, se possível, contratar uma empresa especializada em lavar e retirar ácaros dos colchões e travesseiros pelo menos uma vez ao ano.
A alergista e imunologista destacou que algumas pessoas têm a chamada rinite alérgica perene, que apresenta sintomas durante o ano inteiro, enquanto que outras pioram em épocas mais secas e no período chuvoso, já que a umidade favorece a proliferação dos causadores das alergias respiratórias.
Segundo ela, pessoas com predisposição genética para se sensibilizar aos aeroalérgenos são as mais acometidas e a aposentada Glória Pordeus se enquadra nesse perfil, como ressaltou. “Minha mãe era alérgica e meus avós asmáticos, então eu já tenho esse problema na genética”, observou.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp