icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Um passo atrás para avançar

Apesar de possuírem diploma de curso superior, muitos candidatos prestam concurso para nível médio, estimulados pela estabilidade financeira.

Publicado em 20/01/2013 às 6:00


Ter uma vida financeira estável, aliada a benefícios como plano de saúde e jornada de trabalho bem definida, são alguns dos fatores que impulsionam pessoas com nível superior de escolaridade a concorrer a vagas de nível médio em concurso público. Em uma sala de um cursinho preparatório para vestibulares em João Pessoa, entre 50 concurseiros que se preparavam para certame de nível médio, pelo menos 20 possuíam o curso superior.

Um deles é Glena Nunes, 21 anos, que se formou em 2011 em Administração de Empresas e prestou concurso para o Banco do Brasil. Ela já concorreu a vagas para nível médio da Caixa Econômica Federal (CEF) e Tribunal Regional Federal (TRF), entretanto, almeja, a longo prazo, ocupar a função na qual possui formação superior.

“Eu iniciei há pouco tempo a preparação para concurso público, então estou começando aos poucos, com concursos para nível médio até chegar aos concursos que exigem um nível mais alto.

Minha pretensão é ser aprovada em concurso da Receita Federal e me tornar auditora fiscal”, afirmou Glena Nunes.

Mesmo fazendo concurso para nível médio, a concurseira revela que sempre observa se o órgão público realiza concurso interno ou possui programa de ascensão funcional. “Dessa forma, mesmo sendo aprovada em concurso de nível médio eu posso chegar a ocupar uma vaga na função que pretendo”, explicou Glena Nunes.

De acordo com Elaine Pessoa, coordenadora pedagógica da Central Pró Concursos, na hora de avaliar as vantagens de realizar concurso para nível médio, os concurseiros que possuem nível superior de escolaridade levam em consideração principalmente as disciplinas exigidas para cada certame, número de vagas e remuneração.

“Nós temos muitos alunos que possuem nível superior mas estão se preparando para concurso que exige o nível médio. Um exemplo é o concurso da Assembleia Legislativa (AL). O conteúdo exigido para os cargos de nível superior é muito extenso e envolve Direito Civil, Institucional e Administrativo, então muitas pessoas optaram por se preparar para os cargos que exigem nível médio. O número de vagas disponibilizadas e o salário também contam bastante”, explicou Elaine Pessoa.

Possuir nível superior de escolaridade pode não significar necessariamente maiores chances de aprovação em concursos que exigem nível médio. “Acredito que isso pode variar bastante e depende das disciplinas exigidas, empenho de cada candidato e ritmo de estudos”, disse Elaine Pessoa.

Característica comum aos candidatos que possuem nível superior de escolaridade é manter a rotina de estudos mesmo após garantir a estabilidade financeira, conquistada com a aprovação em concurso público para nível médio. “A maioria continua estudando. Após garantir a tão sonhada estabilidade financeira eles voltam a se preparar para a vaga específica, na qual possuem curso superior,” revelou Elaine Pessoa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp