VIDA URBANA
Mês da esclerose múltipla tem ações de panfletagem e palestra em JP
Iniciativa é desenvolvida pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN) e visa a conscientizar a população sobre a doença.
Publicado em 23/08/2015 às 16:00
Agosto é o mês da esclerose múltipla e visando a alertar a população sobre a doença, começam neste sábado (22) diversas ações de panfletagem por João Pessoa. A iniciativa, que contempla a distribuição de materiais informativos em shoppings, universidades e nas praias, é desenvolvida pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN) e ocorre até o próximo dia 27.
Ainda como parte da campanha 'Esclerose Múltipla: um muro que podemos juntos ultrapassar', no dia 28 haverá uma palestra das 14h às 17h no auditório da Fundação Centro de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD).
Na ocasião, a neurologista coordenadora do centro de referência de Esclerose Múltipla do estado da Paraíba, Bianca Oliveira, tratará dos aspectos gerais da esclerose multipla, pautando os sintomas e tratamentos. “Os mitos que rodeiam a doença são diversos, por isso é tão importante alertar a população e disseminar informações”, disse.
Na sequência, o psiquiatra Fernando Kladt explicará, ainda, como a doença pode ser um fator de risco para depressão e ansiedade. O evento é gratuito e aberto ao público.
Sintomas
A Esclerose Múltipla atinge de 15 a 20 habitantes entre 100.000. Afeta principalmente os jovens de 20 a 40 anos, tendo predileção pelas mulheres. Trata-se de uma inflamação no sistema nervoso que deixa múltiplas lesões endurecidas semelhantes a cicatrizes, podendo evoluir para deficiências motoras, da coordenação, da visão e do equilíbrio.
Sua causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que fatores genéticos e do ambiente podem determinar seu aparecimento. Um dos maiores problemas da doença é que seus sintomas são facilmente confundidos com os de outras e o diagnóstico precoce é extremamente importante para que possa ser controlada.
Serviço
Palestra sobre Esclerose Múltipla:
Data: 28 de agosto de 2015
Horário: 14h às 17h
Local: Fundação Centro de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) - Rua Dr. Orestes Lisboa, s/n – Conjunto Pedro Gondim, João Pessoa/PB
Comentários