POLÍTICA
Cartaxo vira alvo de ações em JP
Candidato do PT aparece em vídeo pedindo votos para funcionários da PMJP; prefeito Luciano Agra, também aparece na gravação.
Publicado em 21/09/2012 às 6:00
O candidato do PT à Prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo, foi acionado na Justiça Eleitoral pelos seus adversários devido à gravação de um vídeo em que ele aparece prometendo regularizar, caso eleito, a situação dos agentes comunitários de saúde. As ações foram movidas pelos jurídicos das coligações dos candidatos José Maranhão (PMDB), Estela Bezerra (PSB) e Cícero Lucena (PSDB). Todas pedem a cassação do registro da candidatura do petista ou do diploma, se porventura expedido.
“O vídeo comprova irrefutavelmente a exploração e o interesse direcionado para as eleições de 2012, a fim de alavancar a candidatura de Luciano Cartaxo para o cargo de prefeito”, diz a ação assinada pela coligação "João Pessoa Mais Feliz", encabeçada pelo PMDB. O vídeo mostra uma reunião com os agentes comunitários de saúde realizada no dia 12 de setembro que contou com a participação da secretária de Saúde, Roseana Meira, do prefeito Luciano Agra, do procurador geral do município, José Vandalberto, e do candidato Luciano Cartaxo.
O vídeo traz as falas de Roseana, Vandalberto e Cartaxo. Durante a reunião, Roseana afirma que o prefeito Luciano Agra foi procurado pelos agentes comunitários que pediram para ver a situação das pessoas que não tinham feito o concurso realizado em 2007. “O prefeito solicitou a mim e a Vandalberto que procurássemos uma solução jurídica para resolver esse problema, porque vocês sabem que esse é um processo que rodou muito”, diz Roseana, na reunião.
Na sua fala, o procurador Vandalberto diz que recebeu carta branca do prefeito para aceitar o pedido do Ministério Público de regularizar a situação dos agentes comunitários. “O ato seguinte é simplesmente assinar todas as carteiras de vocês e finalizar todo esse litígio decorrente dessa ação que tramita hoje na Justiça estadual”, assegura o procurador.
O candidato Luciano Cartaxo aparece no vídeo dizendo que até 31 de dezembro o prefeito Luciano Agra vai resolver o problema. Mais adiante ele garante que se não der para resolver até dezembro, por conta das vedações impostas pela legislação eleitoral, “a gente em janeiro de 2013 resolve definitivamente”. Ele encerra pedindo o apoio de todos os profissionais da saúde “nessa grande caminhada, nessa grande vitória”.
O advogado Walter Agra, coordenador jurídico do PSDB, criticou o uso da máquina da Prefeitura de João Pessoa em favor da candidatura de Luciano Cartaxo. “Abuso de poder político e coação de funcionários retiram a liberdade de independência do povo e enseja desigualdade no pleito. Quem assim procede deverá ser punido”, afirmou.
FACTOIDE
O coordenador jurídico da campanha de Cartaxo, Rodrigo Farias, entende que os adversários partiram para judicializar a disputa em virtude da ausência de propostas para conter o crescimento do petista. "A candidatura de Luciano representa o novo", frisou.
Rodrigo chamou a denúncia das coligações adversárias de factoide e explicou que Cartaxo foi convidado para participar da reunião. "Não temos qualquer receio. A Justiça da Paraíba não vai tolerar ser instrumento para macular a vontade real da população", disse.
Comentários