COTIDIANO
Motoristas de ônibus de João Pessoa aprovam indicativo de greve
Os motoristas pedem um aumento de 15%, enquanto o sindicato patronal apresentou uma proposta de 3%.
Publicado em 21/01/2025 às 17:48 | Atualizado em 21/01/2025 às 18:40
Uma reunião entre motoristas de ônibus de João Pessoa e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP), realizada na tarde desta terça-feira (21), terminou sem acordo sobre o reajuste salarial dos profissionais. Os motoristas pedem um aumento de 15%, enquanto o sindicato patronal apresentou uma proposta de 3%. Após o encontro, aprovaram um indicativo de greve.
Caso as negociações não avancem, a categoria pode parar as atividades a partir da segunda-feira (27).
Em nota, o Sintur-JP disse que durante a reunião foram apresentadas novas demandas pelo Sindicato dos Motoristas, além do reajuste salarial. “Apesar dos esforços para avançar no diálogo, os números apresentados estão distantes da capacidade financeira das empresas de transporte, que enfrentam desafios para manter a operação sustentável e equilibrada”, afirmou. O sindicato ainda destacou que a data-base da categoria está garantida para 1º de janeiro, independentemente do momento em que o acordo seja formalizado.
O impasse ocorre em meio a pressões dos trabalhadores, que realizaram uma paralisação na última quinta-feira (16), no entorno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, para cobrar aumento salarial e o retorno do vale-alimentação, suspenso em 2019. O ato ocorreu após o adiamento de uma mesa de negociação.
LEIA TAMBÉM:
A discussão também está sendo influenciada pelo recente aumento na tarifa de ônibus, que passou de R$ 4,90 para R$ 5,20 no dia 13 de janeiro. Segundo os motoristas, o reajuste no valor da passagem não refletiu em melhorias salariais para a categoria.
Comentários