icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Produção de ovos e de carne suína sobe na Paraíba, diz IBGE

De janeiro a junho, a quantidade de ovos produzida somou 12,639 milhões de dúzias, alta de 10,29% sobre o ano anterior.

Publicado em 16/09/2015 às 10:40

O destaque na produção animal na Paraíba no primeiro semestre do ano foram ovos e a carne suína, segundo dados da Estatística de Produção Pecuária, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De janeiro a junho, a quantidade de ovos produzida somou 12,639 milhões de dúzias, alta de 10,29% sobre o ano anterior que registrou 11,459 milhões de dúzias no mesmo período. O abate de suínos saltou de 2.664 para 3.149 cabeças nos primeiros seis meses, o que representa um aumento de 18,20%.

Mesmo com a expansão das vendas da carne de porco, a produção de frango lidera na produção e na dieta do paraibano, apesar da ave ter registrado uma queda de 2,28% nos primeiros seis meses deste ano sobre igual período de 2014.

A produção até junho na Paraíba ultrapassou 10,517 milhões de frangos, contra 10,762 milhões do primeiro semestre do ano passado. “Isso porque o valor da ave é acessível e o alimento é considerado saudável”, frisou o economista Rafael Bernardino.

O abate de carne bovina também apresentou queda de 3,04% no mesmo período. O volume de cabeças saiu de 26.393 para 25.589 unidades este ano. Segundo o economista Rafael Bernardino, o preço da carne de boi é mais cara do que a de frango e porco e em época de aperto econômico as pessoas estão procurando preços mais acessíveis.

ORÇAMENTO APERTADO

Nas estratégias para equilibrar o consumo, o ovo, que foi destaque na pesquisa, entra como item indispensável na alimentação do paraibano. “Na hora do aperto as pessoas usam a substituição de gênero e até de marcas nos produtos industrializados para compensar as despesas”, afirmou o consultor de finanças pessoais, Cláudio Rocha.

Em números

18,20% - Aumento no abate de suíno na Paraíba no primeiro semestre, que saiu de 2.664 unidades no ano passado para 3.149 este ano;

-2,28% - Redução na venda de frango de janeiro a junho deste ano, que passou de 10,762 milhões de cabeças para 10,517 milhões este ano no Estado;

10,29% - Alta na produção de ovos no primeiro semestre. O volume foi de 12,639 milhões de dúzias este ano e 11,459 milhões de dúzias no ano passado na Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp